Esse estudo faz parte de uma pesquisa desenvolvida no PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras) Campus III, UEPB. Tem o objetivo de ensinar leitura e escrita através do gênero fábula, no 8º ano das séries finais de uma Escola Municipal da cidade de Duas Estradas PB. Para promover o desenvolvimento do senso crítico dos alunos, de modo que sejam capazes de refletir sobre a sociedade na qual estão inseridos, aprimorando a competência leitora e habilidades de escrita. É através da linguagem que os seres humanos tornam-se sujeitos sociais, portanto, o ensino da linguagem é um instrumento essencial para a construção do processo de interação e influencia diretamente nas relações sociais entre os sujeitos. A pesquisa segue o paradigma interacional da linguagem e será norteada por estudos Bakhtin (2003), com a concepção de gêneros discursivos; Marcuschi (2008), sobre gêneros textuais; Koch e Elias (2012), sobre leitura e texto; Coelho (1991) e Fernandes (2000) ambos abordando o gênero fábula como uma a narrativa ficcional. Trata-se de uma pesquisa aplicada, cuja metodologia contempla uma sequência didática inspirada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que a conceituam como um conjunto de atividades organizadas, de maneira sistemática que emprega atividades de modo a inserir o gênero nas aulas de língua portuguesa, direcionando os alunos para a produção textual, e para o mundo da escrita. No desenvolvimento da sequência serão aplicados módulos para a abordagem do gênero, com etapas de reconhecimento, através de oficias de leituras, com a elaboração de fábulas autorais produzidas pelos alunos que serão socializadas em evento acadêmico na comunidade escolar, colocando em relevo o protagonismo dos estudantes. Esperamos que esse estudo contribua para que os alunos desenvolvam suas práticas de leituras e de escrita.