O mundo microscópico é totalmente desconhecido para a maioria dos alunos e se torna encantador quando é conhecido. Essa descoberta só é permissível através da utilização do microscópio que é um instrumento fundamental para a Ciência. No ensino de Ciências o contato com a microscopia é fundamental nas aulas e se manifesta como uma forma facilitadora do processo de ensino e aprendizagem, no entanto a maioria das escolas públicas não dispõe de instrumentos didáticos para a realização de aulas práticas O objetivo do artigo é descrever a experiência vivenciada em uma aula prática de introdução a microscopia com os alunos do Ensino Fundamental. A aula prática foi realizada no laboratório de microscopia do Instituto Federal do Tocantins- Campus Araguatins, envolveu aproximadamente 40 alunos de 8º ano da Escola de Tempo Integral do município. A aplicação da metodologia foi dividida em 3 etapas, sendo o primeiro momento a explicação da importância de utilizar os equipamentos de proteção individual (luvas, jalecos e sapato fechado) na manipulação de amostras biológicas e procedimentos laboratoriais, no segundo momento foi apresentado aos alunos o microscópio óptico e suas estruturas, em especial as lentes objetivas, oculares e condensadoras, por último os estudantes foram direcionados a visualizar algumas lâminas de microrganismos representantes de fungos Saccharomyces cerevisiae, bactérias em forma de bacilos, o protozoário Paramecium, ovos da Ascaris lumbricoides e o seu corte transversal mostrando a estrutura interna. Em geral, durante a aula foi possível observar a aprendizagem significativa e a participação ativa dos alunos, estimulando a curiosidade, reflexão e autonomia na construção do conhecimento, além do primeiro contato físico com o aparelho microscópico que foi uma experiência relevante para o público. A aula contribuiu com vigor para a descoberta de um novo mundo em que comumente nas escolas da rede pública é visto apenas nos livros didáticos.