A física é uma área de conhecimento que requer o domínio de uma linguagem que envolve conceitos e proposições abstratas. Ela demanda habilidades como raciocínio rápido, compreensão lógico-matemática e perspicácia, entre outras competências, que podem ser desenvolvidas desde o nascimento do ser humano. No entanto, o ensino de física tem sido tradicional ao longo dos anos, distanciando-se da realidade dos alunos e não atendendo às novas demandas de uma sociedade da informação e da tecnologia. Diante desse cenário, faz-se necessária uma mudança de postura que promova a articulação entre a escola e o mundo social, atendendo às exigências do contexto atual. Assim emerge este trabalho que visa oferecer uma sequência didática a partir de experimentos de baixo custo e simulações computacionais para o ensino de eletromagnetismo no ensino médio, especificamente uma introdução ao tema: campos magnéticos, Força magnética. A sequência didática proposta tem como objetivo promover uma maior interação entre os estudantes, estimulando sua participação ativa, incentivando o diálogo didático e a construção de conhecimentos científicos. Reconhecendo as dificuldades enfrentadas em sala de aula, busca-se utilizar simulações e experimentos para apresentar o conteúdo de forma mais clara e ilustrar os conceitos relacionados à disciplina de maneira didática. Essas estratégias visam promover o ensino-aprendizagem dinâmico e diferenciado, buscando colocar o aluno como o protagonista de seu próprio aprendizado, ao mesmo tempo em que se retira do professor a responsabilidade exclusiva de deter todo o conhecimento.