O presente artigo tem como objetivo analisar o projeto desenvolvido no âmbito da disciplina linguagem oral e escrita, orientado pela professora Doutora Selma Pena, intitulado “Cuidando do nosso planeta” que teve como proposição trabalhar a Educação Ambiental e a Educação Alimentar Nutricional de forma integrada a oralidade, leitura, escrita. Foi objeto de estudo do projeto a abordagem sobre a importância da alimentação saudável, através da uma compreensão lúdica, e a interdisciplinaridade do processo formativo da linguem oral e escrita. A pesquisa foi desenvolvida em campo sob análise qualitativa e teve como metodologia a prática da linguagem envolvendo gêneros textuais distintos como a poesia e a rima, com foco no entendimento de como as crianças veem a necessidade da saúde alimentar e seus benefícios para o resto de sua vida, com tempo de abrangência de 1 semana letiva. Utilizou-se como referencial teórico a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) norteado pela 7° Competência Específica de Ciências da Natureza, que visa garantir aos alunos "Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias", e Mortatti 2006. Teve como principal resultado a contribuição para a mudança de concepção sobre a alimentação e os reflexos para o planeta, bem como o auxilio do desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças de forma interdisciplinar e lúdica, quebrando paradigmas de que a alfabetização só ocorre em disciplinas de língua portuguesa.