Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O PROJETO NIVELAR COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA ESTUDANTES DO 3º AO 5º ANO EM IPOJUCA/PE

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O termo recomposição da aprendizagem consolidou-se no período pós-pandêmico para denominar o processo de restabelecimento da conexão entre os conhecimentos escolares e os estudantes. Em Ipojuca/PE, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, um plano de aprendizagem com equidade, denominado Projeto Nivelar, com o propósito de alfabetizar os estudantes e diminuir as desigualdades educacionais existentes, para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que tiveram dificuldades de acesso às aulas remotas e/ou apresentam padrão de desenvolvimento insuficiente de aprendizagem, observados nas avaliações diagnósticas e formativas realizadas. Assim, este artigo propõe-se em analisar as ações de intervenção pedagógica voltadas à recomposição da aprendizagem matemática para os estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, desenvolvidas no projeto. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo observação participante em que buscou-se investigar a prática de uma professora do projeto na efetivação das atividades propostas, relacionando-as aos objetivos e metodologia do projeto em questão. Espera-se que os resultados obtidos por meio desta pesquisa proporcionem uma compreensão aprofundada das práticas pedagógicas voltadas para a recomposição da aprendizagem matemática no âmbito do Projeto Nivelar. Além disso, espera-se que a análise das ações de intervenção pedagógica desenvolvidas nesse projeto evidencie abordagens eficazes e estratégias promissoras para auxiliar os estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental a superar as lacunas em seu desenvolvimento matemático. Essas descobertas podem contribuir diretamente para o aprimoramento das práticas educacionais, compartilhando experiências valiosas para outros educadores. Ao compreender como as atividades propostas pela professora se relacionam com os objetivos e metodologia do Projeto Nivelar, espera-se identificar práticas pedagógicas que estimulem a aprendizagem efetiva, promovendo uma recomposição sólida e significativa do conhecimento matemático nos alunos envolvidos.

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