O estágio supervisionado é uma disciplina essencial nos cursos de licenciatura, oferecendo aos estudantes a oportunidade de adquirir experiência prática nas escolas de ensino básico. Durante o estágio, os futuros professores podem colocar em prática seus conhecimentos e desenvolver novas estratégias de ensino, interagindo com os alunos e professores da educação básica, além de conhecer diferentes realidades educacionais e auxiliar na elaboração de atividades e ferramentas pedagógicas. O estágio visa formar educadores críticos e autônomos, capazes de enfrentar os desafios que surgem no contexto educacional, refletindo sobre sua prática docente e participando diretamente na construção do conhecimento de seus alunos. Dessa forma, este trabalho corresponde a um relato da experiência vivenciada na disciplina de Estágio Supervisionado de Ciências do curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química, da Universidade Federal do Amazonas, desenvolvido em uma escola pública do município de Humaitá-AM, onde foram vivenciadas as etapas de observação, coparticipação e regência. Durante a observação, os estagiários compreenderam a dinâmica do ambiente escolar, a didática e as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula. Na participação, auxiliaram na elaboração de atividades e na pesquisa de experimentos. Na regência, planejaram e aplicaram aulas utilizando metodologias ativas, as quais proporcionam eficácia no processo de ensino e de aprendizagem, tornando a busca pelo conhecimento significante para os estudantes. Com isso, o estágio possibilitou a experiência docente em sala de aula, bem como, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a reflexão sobre o uso de metodologias adequadas para cada conteúdo, além de possibilitar a aquisição de novos saberes que serão ponderados na escolha de caminhos metodológicos e aprofundamento dos conhecimentos inerentes a futura atuação profissional. Assim, o Estágio Supervisionado de Ciências foi fundamental para a formação docente, proporcionando aos estagiários a aplicação prática dos conhecimentos, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e superação de desafios