APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DO LIVRO MODERNA PLUS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98361 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4917 "inscrito_id" => 17105 "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DO LIVRO MODERNA PLUS" "resumo" => "Segundo Ausubel (1997), a aprendizagem significativa é o processo pelo qual os alunos atribuem significado a um novo conhecimento e o associam consistentemente ao conhecimento anterior. Nessa perspectiva, o livro didático tem papel fundamental ao fornecer conteúdos, atividades e recursos que possibilitem aos alunos a construção de sentido (BNCC, 2017). O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição dos livros didáticos “Moderna Plus” para a promoção da aprendizagem significativa. A ideia da análise, é estabelecer pontos fortes e fracos na promoção da aprendizagem significativa. Entre os pontos positivos, um destaque é a estruturação do conteúdo segundo uma ordem lógica e progressiva. As explicações no livro são de fácil compreensão dos conceitos, de acordo com aluno. (MODERNA, 2021). Além disso, outro destaque é que o livro estimula a reflexão, aplicação prática, relação com situações cotidianas. Sobre os pontos negativos, em destaque, a predominância de atividades mecânicas, sem estímulo ao pensamento crítico ou a resolução de problemas complexos. Essas atividades limitam-se a reproduzir fórmulas e conceitos sem considerar a aplicação ou contextualização do conhecimento. Além disso, o livro oferece poucas oportunidades de participação ativa dos alunos em grupos de discussão, debates, projetos, elementos-chave na construção de sentido. Tudo indica que o livro didático Moderna plus possui aspectos positivos na promoção da aprendizagem significativa, como organização do conteúdo e diversidade de atividades. No entanto, também é preciso considerar as desvantagens, como a predominância de atividades mecânicas e a falta de oportunidades para os alunos participarem ativamente. Moreira (1997, p. 19), baseado em Ausubel, evidencia que “[...] um bom ensino deve ser construtivista, promover a mudança conceitual e facilitar a aprendizagem significativa”. Portanto, recomenda-se complementar este documento com outras estratégias educacionais que estimulem o pensamento crítico, a resolução de problemas e a participação ativa do aluno para promover uma aprendizagem mais rica e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17105_TB4917_10122023131611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO LOPES" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO" "autor_email" => "l.alessandro@escolar.ifrn" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98361 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4917 "inscrito_id" => 17105 "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DO LIVRO MODERNA PLUS" "resumo" => "Segundo Ausubel (1997), a aprendizagem significativa é o processo pelo qual os alunos atribuem significado a um novo conhecimento e o associam consistentemente ao conhecimento anterior. Nessa perspectiva, o livro didático tem papel fundamental ao fornecer conteúdos, atividades e recursos que possibilitem aos alunos a construção de sentido (BNCC, 2017). O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição dos livros didáticos “Moderna Plus” para a promoção da aprendizagem significativa. A ideia da análise, é estabelecer pontos fortes e fracos na promoção da aprendizagem significativa. Entre os pontos positivos, um destaque é a estruturação do conteúdo segundo uma ordem lógica e progressiva. As explicações no livro são de fácil compreensão dos conceitos, de acordo com aluno. (MODERNA, 2021). Além disso, outro destaque é que o livro estimula a reflexão, aplicação prática, relação com situações cotidianas. Sobre os pontos negativos, em destaque, a predominância de atividades mecânicas, sem estímulo ao pensamento crítico ou a resolução de problemas complexos. Essas atividades limitam-se a reproduzir fórmulas e conceitos sem considerar a aplicação ou contextualização do conhecimento. Além disso, o livro oferece poucas oportunidades de participação ativa dos alunos em grupos de discussão, debates, projetos, elementos-chave na construção de sentido. Tudo indica que o livro didático Moderna plus possui aspectos positivos na promoção da aprendizagem significativa, como organização do conteúdo e diversidade de atividades. No entanto, também é preciso considerar as desvantagens, como a predominância de atividades mecânicas e a falta de oportunidades para os alunos participarem ativamente. Moreira (1997, p. 19), baseado em Ausubel, evidencia que “[...] um bom ensino deve ser construtivista, promover a mudança conceitual e facilitar a aprendizagem significativa”. Portanto, recomenda-se complementar este documento com outras estratégias educacionais que estimulem o pensamento crítico, a resolução de problemas e a participação ativa do aluno para promover uma aprendizagem mais rica e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17105_TB4917_10122023131611.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRO LOPES" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO" "autor_email" => "l.alessandro@escolar.ifrn" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }