Segundo Ausubel (1997), a aprendizagem significativa é o processo pelo qual os alunos atribuem significado a um novo conhecimento e o associam consistentemente ao conhecimento anterior. Nessa perspectiva, o livro didático tem papel fundamental ao fornecer conteúdos, atividades e recursos que possibilitem aos alunos a construção de sentido (BNCC, 2017). O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição dos livros didáticos “Moderna Plus” para a promoção da aprendizagem significativa. A ideia da análise, é estabelecer pontos fortes e fracos na promoção da aprendizagem significativa. Entre os pontos positivos, um destaque é a estruturação do conteúdo segundo uma ordem lógica e progressiva. As explicações no livro são de fácil compreensão dos conceitos, de acordo com aluno. (MODERNA, 2021). Além disso, outro destaque é que o livro estimula a reflexão, aplicação prática, relação com situações cotidianas. Sobre os pontos negativos, em destaque, a predominância de atividades mecânicas, sem estímulo ao pensamento crítico ou a resolução de problemas complexos. Essas atividades limitam-se a reproduzir fórmulas e conceitos sem considerar a aplicação ou contextualização do conhecimento. Além disso, o livro oferece poucas oportunidades de participação ativa dos alunos em grupos de discussão, debates, projetos, elementos-chave na construção de sentido. Tudo indica que o livro didático Moderna plus possui aspectos positivos na promoção da aprendizagem significativa, como organização do conteúdo e diversidade de atividades. No entanto, também é preciso considerar as desvantagens, como a predominância de atividades mecânicas e a falta de oportunidades para os alunos participarem ativamente. Moreira (1997, p. 19), baseado em Ausubel, evidencia que “[...] um bom ensino deve ser construtivista, promover a mudança conceitual e facilitar a aprendizagem significativa”. Portanto, recomenda-se complementar este documento com outras estratégias educacionais que estimulem o pensamento crítico, a resolução de problemas e a participação ativa do aluno para promover uma aprendizagem mais rica e significativa.