Este trabalho apresenta uma análise sobre a importância de reutilizarmos o lixo como uma ferramenta de ensino nas aulas de Ciências. A proposta foi realizada na Escola Municipal Benedito Rodrigues da Silva, zona rural do município de Floriano-PI que atende alunos de sete comunidades rurais. Os sujeitos pesquisados foram alunos de 7º e 9º ano e a mesma foi aplicada pelas acadêmicas que atuam no Programa Residência Pedagógica da UFPI/CAFS/LEDOC. A metodologia utilizada foi baseada na aplicação de questionário com perguntas fechadas, debates sobre o lixo e sua relação com o meio ambiente, confecção de materiais pedagógicos, aplicação do material com os alunos e a percepção deles após o uso desses recursos nas aulas de ciências. A análise da pesquisa revela que dos 33 participantes, 92% sabem os conceitos básicos relacionados à coleta seletiva mesmo que ela seja ausente na zona rural. E que o mesmo percentual aprova o uso dos recursos didáticos como algo motivador para o ensino aprendizado e para a redução de lixo no meio ambiente. A análise aponta ainda que 30% dos entrevistados colocam o lixo em locais apropriados para a coleta realizada pelos serviços públicos. A maioria dos alunos (70%) ainda descartam o lixo em terrenos baldios, por não serem atendidos pelos serviços de coleta de lixo nas localidades em que residem. Concluímos que a utilização deste material para criação de recursos didáticos foi de grande importância, pois diante dela foi estimulada a discussão da temática lixo, sensibilizando os estudantes quando as questões ambientais e a realização de cobranças ao poder público para que a coleta de resíduos alcance todas as comunidades rurais.