Neste artigo, compartilhamos experiências vividas durante o componente curricular Estágio Supervisionado II Gestão Educacional, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB/ Campus III. A abordagem teórica desenvolvida nas aulas estava perpassada pela compreensão de que tanto universidade quanto campo de estágio possuem teoria e prática. O propósito do estágio foi integrar conhecimentos teóricos e práticos nos dois espaços formativos, compreendendo a organização escolar, o papel da gestão escolar e participando de atividades relacionadas à gestão educacional. No campo de estágio, inicialmente, foi realizada uma análise minuciosa e sensível da instituição, a fim de compreender a cultura organizacional. Valorizando a gestão democrática, a análise de situações, a tomada de decisões para solucionar alguns problemas e a implementação das ações de gestão, se deu por meio da colaboração de todos os envolvidos. O artigo enfatiza ainda a relevância da Biblioteca Escolar como um espaço educativo, local de realização da segunda etapa do estágio supervisionado em gestão educacional. Tendo como objetivo fortalecer a cultura da leitura, durante o estágio houve a organização tanto do acervo quanto do espaço da biblioteca, almejando torná-la um ambiente agradável que estimula a comunidade escolar a passar mais tempo nesse local, usufruindo do que uma Biblioteca possibilita. A proposta foi criar um ambiente acolhedor e inspirador para a leitura, promovendo o uso da biblioteca como ferramenta educativa e cultural para a comunidade escolar. Metodologicamente, o estudo esteve organizado em tempos para atividades eminentemente teóricas e outras práticas, aprofundamento teórico sobre gestão democrática e ações pedagógicas na biblioteca escolar. Compreendendo o estágio como práxis, como resultado, evidenciou-se que o diálogo entre universidade e campo de estágio, permitiu o desenvolvimento de materiais para aprimorar a estética da biblioteca e ações em conjunto com os estudantes, resultantes do estágio em gestão educacional na perspectiva democrática.