Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A INSERÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DELICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFCG

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE;, PIBID;, EDUCAÇÃO DO CAMPO. Pôster (PO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9767
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 140
    "inscrito_id" => 1143
    "titulo" => "A INSERÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DELICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFCG"
    "resumo" => "RESUMOEste trabalho voltado para o âmbito educacional enfoca a contribuição do PIBID no Curso da Licenciatura em Educação do Campo na perspectiva dos bolsistas. O PIBIDvisa fomentar a iniciação à docência de estudantes do CDSA-UFCG e preparar os alunos do curso para o meio profissional. Desta forma, essa pesquisa tem por objetivo identificar as contribuições do PIBID no processo formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na concepção dos bolsistas. Nos procedimentos metodológicos foram utilizados pressupostos da pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários a34 bolsistas do PIBID do Curso da Licenciatura em Educação do Campo. O questionário continha 11 perguntas, sendo estas mistas, pois eram abertas e fechadas, deste modo às perguntas abrangiam as seguintes informações: idade, local de residência, sexo, área de atuação, disciplina de atuação, tempo de atuação no programa PIBID, RelaçãoPIBID e escola pública de atuação, projetos desenvolvidos na escola, importância do PIBID  na vida pessoal e acadêmica do bolsista. Neste sentindo, todas as perguntas do questionário tinham o intuindo de identificar através de analises as contribuições do PIBID para a formação docente, na perspectiva dos bolsistas da Licenciatura em Educação do Campo. Foi identificado que O PIBID proporciona aos alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Educação do Campo mudanças significativas com relação à vida acadêmica, cotidiana e profissional oportunizando uma iniciação a docência da melhor maneira possível, onde os bolsistas passam a conhecer o mundo novo de experiências com sujeitos transformadores no processo de ensino e aprendizagem, permite o planejamento e a execução de estratégias desenvolvidas continuamente, avaliadas rigorosamente quanto aos seus sucessos e fraquezas uma vez que o programa possibilita continuidade nas ações e nas práticas durante todo o curso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE;, PIBID;, EDUCAÇÃO DO CAMPO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_22_39_08_idinscrito_1143_7089e9b6e169eaadf36e9d4e982cbeb6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA AUGUSTA DE MORAIS RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA RAMOS"
    "autor_email" => "andreaedu.15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG/CDSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9767
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 140
    "inscrito_id" => 1143
    "titulo" => "A INSERÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DELICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFCG"
    "resumo" => "RESUMOEste trabalho voltado para o âmbito educacional enfoca a contribuição do PIBID no Curso da Licenciatura em Educação do Campo na perspectiva dos bolsistas. O PIBIDvisa fomentar a iniciação à docência de estudantes do CDSA-UFCG e preparar os alunos do curso para o meio profissional. Desta forma, essa pesquisa tem por objetivo identificar as contribuições do PIBID no processo formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na concepção dos bolsistas. Nos procedimentos metodológicos foram utilizados pressupostos da pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários a34 bolsistas do PIBID do Curso da Licenciatura em Educação do Campo. O questionário continha 11 perguntas, sendo estas mistas, pois eram abertas e fechadas, deste modo às perguntas abrangiam as seguintes informações: idade, local de residência, sexo, área de atuação, disciplina de atuação, tempo de atuação no programa PIBID, RelaçãoPIBID e escola pública de atuação, projetos desenvolvidos na escola, importância do PIBID  na vida pessoal e acadêmica do bolsista. Neste sentindo, todas as perguntas do questionário tinham o intuindo de identificar através de analises as contribuições do PIBID para a formação docente, na perspectiva dos bolsistas da Licenciatura em Educação do Campo. Foi identificado que O PIBID proporciona aos alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Educação do Campo mudanças significativas com relação à vida acadêmica, cotidiana e profissional oportunizando uma iniciação a docência da melhor maneira possível, onde os bolsistas passam a conhecer o mundo novo de experiências com sujeitos transformadores no processo de ensino e aprendizagem, permite o planejamento e a execução de estratégias desenvolvidas continuamente, avaliadas rigorosamente quanto aos seus sucessos e fraquezas uma vez que o programa possibilita continuidade nas ações e nas práticas durante todo o curso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE;, PIBID;, EDUCAÇÃO DO CAMPO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_20_10_2014_22_39_08_idinscrito_1143_7089e9b6e169eaadf36e9d4e982cbeb6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA AUGUSTA DE MORAIS RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA RAMOS"
    "autor_email" => "andreaedu.15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG/CDSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

RESUMOEste trabalho voltado para o âmbito educacional enfoca a contribuição do PIBID no Curso da Licenciatura em Educação do Campo na perspectiva dos bolsistas. O PIBIDvisa fomentar a iniciação à docência de estudantes do CDSA-UFCG e preparar os alunos do curso para o meio profissional. Desta forma, essa pesquisa tem por objetivo identificar as contribuições do PIBID no processo formação dos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na concepção dos bolsistas. Nos procedimentos metodológicos foram utilizados pressupostos da pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários a34 bolsistas do PIBID do Curso da Licenciatura em Educação do Campo. O questionário continha 11 perguntas, sendo estas mistas, pois eram abertas e fechadas, deste modo às perguntas abrangiam as seguintes informações: idade, local de residência, sexo, área de atuação, disciplina de atuação, tempo de atuação no programa PIBID, RelaçãoPIBID e escola pública de atuação, projetos desenvolvidos na escola, importância do PIBID na vida pessoal e acadêmica do bolsista. Neste sentindo, todas as perguntas do questionário tinham o intuindo de identificar através de analises as contribuições do PIBID para a formação docente, na perspectiva dos bolsistas da Licenciatura em Educação do Campo. Foi identificado que O PIBID proporciona aos alunos bolsistas do curso de Licenciatura em Educação do Campo mudanças significativas com relação à vida acadêmica, cotidiana e profissional oportunizando uma iniciação a docência da melhor maneira possível, onde os bolsistas passam a conhecer o mundo novo de experiências com sujeitos transformadores no processo de ensino e aprendizagem, permite o planejamento e a execução de estratégias desenvolvidas continuamente, avaliadas rigorosamente quanto aos seus sucessos e fraquezas uma vez que o programa possibilita continuidade nas ações e nas práticas durante todo o curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.