O USO DE MATERIAIS CURRICULARES NAS AULAS DE MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS DE UM MINIMERCADO E CONSTRUÇÃO DO TANGRAM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95735 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1432 "inscrito_id" => 3878 "titulo" => "O USO DE MATERIAIS CURRICULARES NAS AULAS DE MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS DE UM MINIMERCADO E CONSTRUÇÃO DO TANGRAM" "resumo" => "O ensino da Matemática se justifica com base em muitas razões, como por exemplo, que é necessária à vida cotidiana e que nos auxilia a pensar de forma abstrata e raciocinar dedutivamente. Assim, compreender a Matemática não deve ser apenas aplicar fórmulas e regras estabelecidas ao longo do tempo por matemáticos e estudiosos, mas também relacionar esse conhecimento ao seu contexto social. A Educação Matemática nos apresenta uma variedade de tendências metodológicas que possibilitam que as aulas de Matemática se tornem mais dinâmicas e prazerosas, em que o professor se torna mediador/facilitador do processo e os alunos, sujeitos ativos/participativos e responsáveis por sua própria aprendizagem. Uma dessas possibilidades é fazer uso de materiais curriculares que estimulem a curiosidade dos alunos e os aproximem do seu cotidiano, fazendo com que eles percebam a presença da Matemática dentro e fora da sala de aula. Com isso, o objetivo do resumo é apresentar duas propostas de trabalho realizadas pela autora com alunos do 6º ano de uma escola cidadã integral do munícipio de João Pessoa/PB, em que foi possível realizar um minimercado em duas aulas de Matemática com o intuito dos alunos trabalharem os números decimais no seu dia a dia, como também foi possível realizar, em outras duas aulas, a construção do Tangram, por meio de dobraduras, com o intuito de trabalhar as figuras geométricas planas e as frações. As atividades foram desenvolvidas com o aval e o suporte da coordenação pedagógica da escola. Portanto, foi possível observar uma maior participação e engajamento nas aulas, onde os alunos mostraram interesse e motivação, criando assim um ambiente de troca e partilha de experiências, em que os alunos são incentivados a criar e a pensar matematicamente, tornando assim o aprendizado mais eficiente e menos repetitivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3878_TB1432_04102023103157.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLA LUANNA DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARCELLA LIMA" "autor_email" => "marcellaluanna@hotmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95735 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1432 "inscrito_id" => 3878 "titulo" => "O USO DE MATERIAIS CURRICULARES NAS AULAS DE MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS DE UM MINIMERCADO E CONSTRUÇÃO DO TANGRAM" "resumo" => "O ensino da Matemática se justifica com base em muitas razões, como por exemplo, que é necessária à vida cotidiana e que nos auxilia a pensar de forma abstrata e raciocinar dedutivamente. Assim, compreender a Matemática não deve ser apenas aplicar fórmulas e regras estabelecidas ao longo do tempo por matemáticos e estudiosos, mas também relacionar esse conhecimento ao seu contexto social. A Educação Matemática nos apresenta uma variedade de tendências metodológicas que possibilitam que as aulas de Matemática se tornem mais dinâmicas e prazerosas, em que o professor se torna mediador/facilitador do processo e os alunos, sujeitos ativos/participativos e responsáveis por sua própria aprendizagem. Uma dessas possibilidades é fazer uso de materiais curriculares que estimulem a curiosidade dos alunos e os aproximem do seu cotidiano, fazendo com que eles percebam a presença da Matemática dentro e fora da sala de aula. Com isso, o objetivo do resumo é apresentar duas propostas de trabalho realizadas pela autora com alunos do 6º ano de uma escola cidadã integral do munícipio de João Pessoa/PB, em que foi possível realizar um minimercado em duas aulas de Matemática com o intuito dos alunos trabalharem os números decimais no seu dia a dia, como também foi possível realizar, em outras duas aulas, a construção do Tangram, por meio de dobraduras, com o intuito de trabalhar as figuras geométricas planas e as frações. As atividades foram desenvolvidas com o aval e o suporte da coordenação pedagógica da escola. Portanto, foi possível observar uma maior participação e engajamento nas aulas, onde os alunos mostraram interesse e motivação, criando assim um ambiente de troca e partilha de experiências, em que os alunos são incentivados a criar e a pensar matematicamente, tornando assim o aprendizado mais eficiente e menos repetitivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID3878_TB1432_04102023103157.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLA LUANNA DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARCELLA LIMA" "autor_email" => "marcellaluanna@hotmail.co" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }