Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS ENTRE O PIBID E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: AMPAROS CRÍTICOS-FORMATIVOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho, fruto da Iniciação Científica, no Projeto “Impactos do PIBID e à Docência”, ligado ao Grupo de Pesquisa História, Educação, Sociedade e Política – GHESP, junto à participação dos autores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) UNINTER, versa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) enquanto subsídio didático-metodológico para o PIBID, tendo como ponto basilar os impactos qualitativos na formação de futuros professores, bem como evidenciar as implicações da relação entre educação, política e sistema educacional nesse contexto. Assim, ao considerar os diversos mecanismos de precarização que, historicamente, assola a qualificação inicial docente, criando um cenário de práxis educativa fragmentada e descontextualizada, nasce, em 2007, o PIBID, cujo objetivo central reside na valorização da formação inicial de professores. Destarte, a PHC caminha também na mesma direção do referido Programa, oportunizando o esclarecimento acerca da especificidade e natureza da educação, bem como sua relação política e contradições, agregando novas perspectivas na dinâmica de estudos através de seu método pedagógico, isto é, seus cinco momentos organizadamente articulados: prática social como ponto de partida, problematização, instrumentalização, catarse e prática social como ponto de chegada. Portanto, tanto os docentes quanto os discentes, ao perpassar pela concepção proposta pela PHC, envolvendo os três núcleos basilares do PIBID, constituem uma visão rica e crítica acerca de seu processo formativo, das implicações didático-metodológicas na própria escola, assim como a materialidade dos recursos disponíveis e uma reflexão mais significativa e consciente sobre a própria realidade. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como principal base teórica Dominschek e Alves (2017), Galvão, Lavoura, Martins (2019), Gatti (2010, 2014), Sánchez Gamboa (2012), Saviani (2013, 2013a, 2018, 2019) e Severino (2016, 2016a), além do uso documental dos relatórios produzidos pelos estudantes do PIBID entre 2018 e 2020 para ilustrar alguns pontos.

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