OLIVEIRA, Tálison Sadrak De. Tecnologias digitais: espanhol aprendendo ou entretendo.. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/94881>. Acesso em: 23/12/2024 08:19
O crescimento com o uso dos jogos digitais na sociedade atual e assim como instrumento pedagógico, sensibilizando e influenciando na observância da existência ou não da sua potencialidade. Associado ao ensino abrange estratégia metodológica que se bem planejadas, em reconhecimento do games e do próprio público alvo, podem despertar o interesse dos docentes na criação de aulas mais dinâmicas e atrativas, assim também aos discentes nas aulas desenvolvendo habilidades e competências necessárias para a aprendizagem de língua espanhola, que em muitos momentos tem se tornado de maneira subestimada, por proximidade com a língua portuguesa ou por ser ofertada como segundo idioma, visto com menor peso acadêmico. Com base nas teorias de Ausubel (1980), Lévy (1999), Almeida e Valente (2011) entre outros, se desenvolve um discussão sobre as novas tecnologias no ambiente educacional, proporcionando uma aprendizagem significativa, interativa e colaborativa, quanto ao uso de jogos para apresentar conteúdos de lexicais e gramaticais na língua espanhola, como o intuito de usar e compreender o idioma. Trata-se de uma experiência de formação profissional em para alunos da graduação do curso de espanhol da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN em colaboração com a professora da turma, cuja finalidade é apresentar plataformas de jogos educativos como wordwall, kahoot e outros, assim como jogos de entretenimento com objetivo não educativos, mas que podem ser adaptados para o ensino de um idioma. O aula realizada pode trazer uma conscientização sobre os benefícios encontrados no reconhecimento das novas tecnologias, nos formatos dos jogos, ao desenvolver o lado criativo dos professores, par anovas, e assim promover uma melhor aprendizagem da língua espanhola, através de formatos mais dinâmicos, que faz o docente desenvolver o protagonismo dos estudantes, assim como o se próprio.