O componente curricular Língua Inglesa, embora regulamentado há mais de um século no Brasil, enfrenta diversos desafios tendo em vista o seu contexto de inserção pela docência. São muitos os desafios vivenciados por professores e professoras no cotidiano das salas de aula país afora, algo não diferente no Município de Picos, no Nordeste brasileiro. Além da prática do ensino, a avaliação da aprendizagem nesta disciplina é uma categoria que nos chama a devida atenção. Por ser de tamanha importância para o desenvolvimento dos estudantes, esta é objeto deste estudo. Nessa perspectiva, este trabalho, em forma de um artigo científico, tem como objetivo compreender as ferramentas utilizadas durante o ato avaliativo em escolas públicas locais. A pesquisa foi desenvolvida fundamentando-se nas formulações teóricas de Luckesi (2004), que coloca a avaliação como um ato amoroso, que pretende incluir, dando oportunidades, e gerando assim uma aprendizagem integral e satisfatória. De Jussara Hoffmann (2009) que concebe a avaliação como mediação e, ainda em Libâneo (1994), o qual afirma que avaliar é uma tarefa complexa que não se resume a atribuição de notas. O tipo de pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva (GIL, 2008) se deu através de uma pesquisa de campo, fazendo o uso de questionários e entrevistas direcionadas a docentes. Os resultados reafirmam as dificuldades da docência numa língua estrangeira, com as suas especificidades que requerem mais atenção e condições laborais para que seja melhor trabalhada e compreendida. Nesse sentido, acrescentam-se os desafios de se avaliar diante do que ainda é mínimo em condições de se desenvolver um processo de ensino e aprendizagem de qualidade.