A inclusão digital conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) proporciona a compreensão e utilização de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) de modo criativo e reflexivo. Esse fenômeno transformou as relações sociais, os sistemas de produção e as formas de geração e circulação do conhecimento nas últimas décadas. Desta forma, este estudo objetivou apresentar a implementação desta perspectiva de ensino, pensando o Projeto de Robótica Educacional (RE) como uma ferramenta didática com alto potencial pedagógico para as escolas da rede municipal de ensino. O município de Rio Largo-AL, proporcionou formações continuadas para professores o que viabilizou o desenvolvimento deste projeto dentro do Programa de Inovação e Tecnologia na Educação. Como forma de descrever e acompanhar os desafios e perspectivas do projeto nas escolas, foi feita uma pesquisa com os professores multiplicadores para compartilhar suas vivências. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizou-se questionário semiestruturado aplicado durante visitas técnicas. Sob perspectiva dos professores, constatou-se que os estudantes sentiram-se contemplados, houve redução do índice de evasão e foi possível ressignificar alguns objetos de conhecimento. Além de motivar os estudantes diante de um recurso relacionado ao seu contexto tecnológico atual, oferece possibilidades transdisciplinares que promovem a aprendizagem por meio de desafios ou problemas. Nesta proposta, percebe-se que há necessidade de encontro entre escolas a fim de compartilhar ações, já que alguns professores apresentam mais facilidade que outros, inclusive a utilização de outros recursos tecnológicos como podcasts e gamificação são excelentes aliados. Logo, a Robótica Educacional possibilita repensar a sala de aula e a escola, promovendo aprendizagem significativa por meio do protagonismo estudantil.