A constituição da identidade acontece ao longo da vida do indivíduo, sendo mutável à medida que este interage socialmente. Estudos indicam que a adolescência é marcada por mudanças significativas de identidade, pois consiste no período em que o jovem precisa fazer escolhas importantes. Visto que o período da adolescência é dos 12 aos 21 anos de idade, muitas vezes, decidir o que fazer aos dezessete ou dezoito anos torna-se uma tarefa complexa. Sendo assim, é imprescindível à instituição de ensino médio atentar para promoção de atividades pedagógicas que ajudem o/a estudante-adolescente a fazer escolhas acadêmica e/ou profissional ao término da educação básica. Sendo assim, a presente pesquisa indica os principais fatores educacionais, promovidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Nova Andradina, agentes de mudança no estado de identidade de estudantes do Ensino Médio Integrado. Para tanto, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa, descritiva e explicativa, utilizando de entrevistas para coleta de dados. Foram entrevistados dez (10) estudantes, metade (5) do sexo masculino e metade (5) do sexo feminino, sendo dois (2) de dezesseis, sete (7) de dezessete, e um (1) de dezoito anos de idade, Os resultados foram gerados com base nos princípios e etapas da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados da investigação indicam que o principal fator de mudança de estado de identidade indicado pelos estudantes refere-se ao tratamento. Nesse sentido, os estudantes afirmam que ao serem tratados com maior “liberdade” por professores, gestores e funcionários administrativos do IFMS, eles precisam aprender a gerenciar o tempo, o que os levam a adquirir maior responsabilidade com horários de ônibus e de aula, e com as entregas de atividades escolares demandadas pelos professores.