O trabalho tem como foco a aplicação pedagógica de jogos africanos para o ensino dos conhecimentos sobre a História da África e afro-brasileira. Objetiva relatar uma ação pedagógica voltada para a articulação dos conhecimentos da Filosofia Africana e da Matemática na formação de professores. O estudo parte de uma pesquisa-ação na disciplina Filosofia da Ciência em uma turma do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no ano de 2022, dentro de uma abordagem qualitativa e exploratória. Para fundamentação teórica da investigação consultamos a Legislação Brasileira no que tange ao ensino da História da África e afro-brasileira, Lei 10.639/03, além dos teóricos que estudam sobre a filosofia africana, jogos matemáticos, jogos africanos e etnomatemática, como Cunha JR., Pereira (2011), D’ambrósio (2005), Borges; Paiva e Silva (2010), Zanoni (2011) e Nogueira (2015). Ao final da pesquisa, ocorreu uma interação da História da África e afro-brasileira com as disciplinas de Filosofia e Matemática, gerando uma diversidade de aplicações pedagógicas para os graduandos. Além disso, por meio dos jogos africanos de tabuleiro, verificou-se a transmissão de valores filosóficos africanos, ao gerar uma aprendizagem significativa, possibilitando ser aplicado em diferentes níveis de ensino da educação básica.