As Dificuldades e os Transtornos de Aprendizagem fazem parte do cotidiano escolar, especialmente, na sala de aula, onde acontece os processos de ensino e aprendizagem. São nessas vivências que os sujeitos se apresentam enquanto ser biológico, social, cultural, econômico e político, trazendo situações específicas de cada sujeito, que interferem na construção da aprendizagem. Este estudo manifesta um olhar docente sobre Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Por meio dos objetivos específicos buscamos entender os fatores que ocasionam as Dificuldades de Aprendizagem; Conhecer os principais Transtornos de Aprendizagem que se apresentam no espaço da sala de aula e; Mostrar a importância do professor na identificação das Dificuldades de Aprendizagem e dos Transtornos de Aprendizagem. Esta pesquisa se configura de cunho qualitativo e de observação participante, sendo de tipo bibliográfico, com a utilização de referências periódicos e obras de acordo com a temática do estudo. O professor exerce uma grande importância na identificação das dificuldades de aprendizagem, que podem ser de curto prazo e momentâneas devido a contextos sociais e familiares; ou de ordem biológica, contínua e, se não identificadas causam prejuízos significativos na aprendizagem dos sujeitos. A literatura evidencia as dificuldades de aprendizagem como Transtornos de Aprendizagem, porém, é necessário compreender que a primeira é momentânea, enquanto que a segunda persiste ao longo da vida escolar e necessita de um olhar investigativo para promoção de ações pedagógicas que auxiliem e minimizem as dificuldades de aprendizagem.