A pandemia da COVID-19 trouxe desafios significativos para os professores de Biologia, que tiveram que adaptar seus métodos de ensino para lidar com as limitações impostas pelo distanciamento social. Nesse sentido, foi elaborada uma pesquisa que tem como objetivo analisar a atividade docente do professor de biologia, buscando identificar ações realizadas frente aos desafios impostos pela pandemia. O estudo foi realizado a partir da análise de pesquisas publicadas em anais do VIII ENEBIO online – Encontro Nacional de Ensino de Biologia, realizadas em 2020, quando teve início com as aulas remotas (BRASIL, 2020), em razão do período de lockdown. A seleção se deu a partir da leitura do título e do resumo dos artigos inseridos nos seguintes eixos temáticos: a) Ensino de Ciências e Biologia e Relações CTSA; b) História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) no Ensino de Ciências e Biologia; c) Ensino de Ciência e Biologia: Saúde; d) Ensino de Ciências e Biologia: Cultura e Arte; No total, foram selecionados 2 (dois) trabalhos que atendiam os critérios deste estudo, ser uma intervenção do professor de biologia do ensino fundamental ou médio durante o período da pandemia. Considerando o objetivo do presente estudo, os dados construídos foram analisados a partir de aspectos da estrutura sistêmica da atividade proposta por Engeström (1999). Os resultados apontam que os professores de biologia, frente aos desafios do distanciamento social e o ensino emergencial remoto, adotaram artefatos mediadores tecnológicos, com uso de mídias sociais que ampliassem a interação entre os alunos.