Após um longo período de ensino remoto ocasionado devido a pandemia do COVID-19, tornou-se evidente as dificuldades em relação ao processo de aprendizagem dos estudantes. Diante dessa situação, este trabalho possui como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas por estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública, especificamente na disciplina de Química, tendo em vista a preparação para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com o intuito de analisar essas dificuldades, um questionário foi elaborado e direcionado aos alunos, a fim de compreender os obstáculos relacionados às diferentes áreas da Química e perceber por quais motivos específicos da área que estes problemas continuam acontecendo. O estudo é uma pesquisa básica de abordagem qualitativa e os seus resultados apontaram que a área da Química considerada mais difícil pelos estudantes para o ENEM é a área de Físico-Química, pela dificuldade no conteúdo e por utilizar cálculos ao resolver questões. Além disso, a disciplina em que os alunos tiveram mais facilidade e julgaram-se como preparados para o vestibular foi a área de Química Orgânica. O ensino remoto causou um impacto no preparo desses estudantes para o ENEM por não terem um ambiente de estudo calmo dificultando assim a concentração e consequentemente o processo de ensino aprendizagem dessa matéria. Dessa forma, cabe aos professores em formação ou já formados uma atenção especial entender estas dificuldades e buscar meios que auxiliem os estudantes em sua superação.