O uso apropriado das vidrarias faz parte da pratica utilizadas nos laboratórios, são ferramentas indispensáveis do laboratório, permitindo a realização de experimentos, com manipulação de reagentes químicos. Abranger as diferenças e a função de cada vidraria é basal para que os estudantes desenvolvam a pratica de manipulação delas, além de aprender sobre a precisão dos experimentos. Este trabalho teve como objetivo promover a compreensão dos alunos com as funções específicas de cada vidraria no laboratório de química. A pesquisa teve como metodologia o tipo qualitativo exploratório, em que foi desenvolvida e aplicada uma aula expositiva e dialogada, pelos bolsistas da Residência Pedagógica do núcleo de Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), sobre as características, funções, normas de segurança e formas de cada vidraria, no qual expomos as mesmas nas bancadas do laboratório. Para praticar sobre o conteúdo que foi repassado, usufruímos de uma aula lúdica e aplicamos um jogo didático, que foi um jogo de memória. Dessa maneira, formamos grupos, e utilizamos o uso de cartas sobre cada vidrarias. Assim a prática se deu pela dissociação da imagem com a função de cada vidraria e através da observação e a participação dos discentes nas aulas, percebemos que eles obtiveram uma aprendizagem significativa e cooperativo, no qual os alunos participaram das aulas interagindo com os colegas e os residentes, proporcionaram a eles a importância e a utilização da pratica das vidrarias. Mediante os resultados pode-se concluir que os objetivos foram alcançados, fazendo que durante as aulas os alunos compreendessem e distinguissem cada vidraria com suas respectivas, no jogo os mesmo fizeram bastante acertos na questão de associar a imagem com suas funções, ao final das aulas os alunos adquiriram um conhecimento valioso e habilidades práticas de manuseios das vidrarias.