Este trabalho tem por objeto de estudo o princípio pedagógico da valorização dos diferentes saberes na Educação do Campo. O objetivo geral foi identificar fundamentos teóricos, em obras de Paulo Freire, para o princípio pedagógico da valorização dos diferentes saberes no processo educativo na Educação do Campo. Como objetivos específicos delineou-se compreender o princípio pedagógico da valorização dos diferentes saberes no processo educativo; apontar a importância do diálogo entre educador e educando no processo educativo; demonstrar a relação intrínseca do projeto de Educação do Campo com a proposta de educação problematizadora/libertadora de Paulo Freire. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, que adotou como referencial principal obras de Freire (1977, 2005), respectivamente “Extensão ou Comunicação?” e “Pedagogia do Oprimido”. A teoria de Freire aponta elementos essenciais para fundamentar o princípio analisado, tais como: o diálogo, a práxis, a humildade, a fé nos homens, a síntese cultural, a valorização da leitura de mundo do camponês, entre outros. Concluímos que a teoria de Freire ajuda na compreensão da historicidade humana e sua inserção em uma sociedade com diversas formas de opressão, de modo a explicitar as contradições e apontar caminhos de superação dessa estrutura opressora. Além disso, os construtos de Paulo Freire são importantes para consolidação do projeto de Educação do Campo, como direito essencial dos povos do campo, de modo a contribuir para a superação da contradição opressor-oprimido, por meio do diálogo e da práxis revolucionários.