Como proposta de projeto de extensão, ofertado pelo edital 31/2018/PROEX/IFMT. Aplicado e avaliado durante a 10ª etapa de estudos presenciais em 2022, na disciplina de Física I, da turma de Licenciatura Intercultural Indígena – Turma 2016/02, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, do município de Barra do Bugres - MT. O objetivo deste trabalho é apresentar a aplicação do Guia Educacional, intitulado “Física: Ciências Matemática e da Natureza”, desenvolvido no período de 24/07/2018 a 20/02/2019. Contribuindo com a formação de 14 Professores Indígenas, em Ciências Matemáticas e da Natureza e áreas afins, estes, por sua vez, são oriundos de 11 etnias diversas, residentes de aldeias distintas localizadas no estado de Mato Grosso. O produto educacional ofertado teve carga horária de 60 horas, integralmente utilizadas para o desenvolvimento da proposta. A organização dos conteúdos foi pensada em contemplar a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, onde o conjunto de conceitos envolvidos se relacionam com as situações propostas, buscando um alinhamento e dependência entre esses conceitos. O produto educacional foi dividido em quatro capítulos, sendo eles: I - Temperatura do ar, II - Umidade Relativa do Ar, III - Precipitação e IV - Radiação Solar, trata-se das variáveis climatológicas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, relacionando-os aos aspectos ambientais e da cultura indígena. O material produzido em formato de caderno, foi publicado pela editora VT Print, Cuiabá - MT, em 2022, e já consta no acervo de instituições públicas de ensino.