CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA: VIVENCIANDO COM OS POVOS INDÍGENAS DE MATO GROSSO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96417 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2326 "inscrito_id" => 8273 "titulo" => "CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA: VIVENCIANDO COM OS POVOS INDÍGENAS DE MATO GROSSO" "resumo" => "Como proposta de projeto de extensão, ofertado pelo edital 31/2018/PROEX/IFMT. Aplicado e avaliado durante a 10ª etapa de estudos presenciais em 2022, na disciplina de Física I, da turma de Licenciatura Intercultural Indígena – Turma 2016/02, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, do município de Barra do Bugres - MT. O objetivo deste trabalho é apresentar a aplicação do Guia Educacional, intitulado “Física: Ciências Matemática e da Natureza”, desenvolvido no período de 24/07/2018 a 20/02/2019. Contribuindo com a formação de 14 Professores Indígenas, em Ciências Matemáticas e da Natureza e áreas afins, estes, por sua vez, são oriundos de 11 etnias diversas, residentes de aldeias distintas localizadas no estado de Mato Grosso. O produto educacional ofertado teve carga horária de 60 horas, integralmente utilizadas para o desenvolvimento da proposta. A organização dos conteúdos foi pensada em contemplar a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, onde o conjunto de conceitos envolvidos se relacionam com as situações propostas, buscando um alinhamento e dependência entre esses conceitos. O produto educacional foi dividido em quatro capítulos, sendo eles: I - Temperatura do ar, II - Umidade Relativa do Ar, III - Precipitação e IV - Radiação Solar, trata-se das variáveis climatológicas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, relacionando-os aos aspectos ambientais e da cultura indígena. O material produzido em formato de caderno, foi publicado pela editora VT Print, Cuiabá - MT, em 2022, e já consta no acervo de instituições públicas de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8273_TB2326_11052023144454.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO AMÉRICO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMÉRICO" "autor_email" => "americo.silva@ifmt.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96417 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2326 "inscrito_id" => 8273 "titulo" => "CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA: VIVENCIANDO COM OS POVOS INDÍGENAS DE MATO GROSSO" "resumo" => "Como proposta de projeto de extensão, ofertado pelo edital 31/2018/PROEX/IFMT. Aplicado e avaliado durante a 10ª etapa de estudos presenciais em 2022, na disciplina de Física I, da turma de Licenciatura Intercultural Indígena – Turma 2016/02, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, do município de Barra do Bugres - MT. O objetivo deste trabalho é apresentar a aplicação do Guia Educacional, intitulado “Física: Ciências Matemática e da Natureza”, desenvolvido no período de 24/07/2018 a 20/02/2019. Contribuindo com a formação de 14 Professores Indígenas, em Ciências Matemáticas e da Natureza e áreas afins, estes, por sua vez, são oriundos de 11 etnias diversas, residentes de aldeias distintas localizadas no estado de Mato Grosso. O produto educacional ofertado teve carga horária de 60 horas, integralmente utilizadas para o desenvolvimento da proposta. A organização dos conteúdos foi pensada em contemplar a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, onde o conjunto de conceitos envolvidos se relacionam com as situações propostas, buscando um alinhamento e dependência entre esses conceitos. O produto educacional foi dividido em quatro capítulos, sendo eles: I - Temperatura do ar, II - Umidade Relativa do Ar, III - Precipitação e IV - Radiação Solar, trata-se das variáveis climatológicas na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, relacionando-os aos aspectos ambientais e da cultura indígena. O material produzido em formato de caderno, foi publicado pela editora VT Print, Cuiabá - MT, em 2022, e já consta no acervo de instituições públicas de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8273_TB2326_11052023144454.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO AMÉRICO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMÉRICO" "autor_email" => "americo.silva@ifmt.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }