O corrente trabalho visa abordar o papel da tecnologia na educação, destacando seus benefícios e desafios. Entre os benefícios, estão a ampliação do acesso ao conhecimento, a personalização da aprendizagem e o aumento do engajamento dos alunos por meio de recursos interativos. No entanto, o texto também identificou desafios como a necessidade de capacitação docente para usar efetivamente as ferramentas tecnológicas, o risco de aumento da desigualdade digital e a preocupação com a dependência excessiva da tecnologia. Tendo como referencial teórico a obra "Teoria da Aprendizagem Construtivista" Jean Piaget e Lev Vygotsky, onde estes exploram como a tecnologia pode facilitar a construção ativa do conhecimento pelo aluno, permitindo interações significativas e colaborativas. Além disso, a pesquisa ressalta a importância de um equilíbrio cuidadoso entre o uso da tecnologia e as abordagens pedagógicas tradicionais para garantir uma educação de qualidade e inclusiva, justificando-se por meio do papel da tecnologia na educação abordando como a tecnologia tem transformado o cenário educacional, trazendo diversos benefícios, como o acesso a recursos digitais, personalização do aprendizado e colaboração online. Nesse sentido, mostra-se importante discutir os desafios, como a necessidade de infraestrutura, formação de professores e a possível desconexão do aprendizado presencial. A análise equilibrada desses aspectos ajudará a entender o impacto da tecnologia na educação de uma forma abrangente.