Este artigo aborda a temática da formação de professores dos anos iniciais e a educação de estudantes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) O TEA, é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico identificado por uma gama de características variáveis. Objetivamos, analisar o cenário existente de formação de professores dos anos iniciais, no que diz respeito ao futuro trabalho docente apara com aprendizes com TEA e destacar estratégias docentes significativas na educação dos aprendizes. A pesquisa é qualitativa na modalidade de pesquisa bibliográfica, que busca aprofundar a discussão sobre o tema, amparado em pesquisas já existentes. Assume-se, para a amostragem dos artigos científicos, o usando da técnica de “snowball”, conhecida como “bola de neve”, em que o levantamento dos artigos é feito não de forma probabilística, mas por meio de cadeias de referência. Onde, para o levantamento inicial buscou-se artigos com os descritores: formação inicial de professores dos anos inicial e TEA; posteriormente, por meio das referências, alcançamos os próximos e assim sucessivamente. Com os artigos selecionados, utilizamos a análise de conteúdo para tratar os dados. Com isso, a pesquisa aponta um cenário com necessidade de melhorias formativas dos futuros professores dos anos iniciais para o trabalho docente com estudantes com TEA. Além disso, destacamos o uso de estratégias docentes que possibilitam ao aprendiz superar ou amenizar dificuldades enfrentadas em sala de aula, seja na comunicação, na interação social, no processo de aprendizagem ou no comportamento. Ou seja, a formação de professores dos anos iniciais busca contornar as muitas lacunas existentes na educação dos estudantes com Transtorno de Espectro Autista.