Ainda nos anos atuais, a educação possui características do ensino tradicional, centralizada no docente, mantendo os discentes apenas como ouvintes, passivos em seu processo de aprendizagem. Devido a isso, com o decorrer do tempo, esses discentes vão se desinteressando pelas aulas, que não são tão atrativas e não os envolvem como seres de conhecimentos e formas de aprendizagens múltiplas. Para auxiliar a mudança nesta realidade, as Metodologias Ativas da Aprendizagem (MAA), a exemplo da gamificação, são estratégias que podem ser utilizadas para diversos conteúdos e disciplinas, tornando os alunos protagonistas em seus processos de construção de conhecimentos. A aplicação de atividades e metodologias que trazem o aluno para o centro da aprendizagem se faz importante para que o aluno se sinta parte do seu processo e desenvolva habilidades e competências. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência e a análise da elaboração e aplicação de um escape room sobre manguezal com uma turma do fundamental II (anos finais), mostrando como se deu a atuação e participação dos discentes, como também, constatar a importância de atividades como essa em sala de aula. O jogo que foi elaborado por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB, campus Cabedelo, foi aplicado em sala de aula utilizando cartas e todo espaço do ambiente, para que os alunos se sentissem imersos no conteúdo. No decorrer das etapas da atividade proposta, foi possível observar a participação ativa dos alunos, e a curiosidade em saber mais sobre o que estava sendo abordado, despertando também conhecimentos prévios que estes obtiveram em sua vida no ambiente extra-escolar para a contribuição na aula.