A empatia é um construto que apresenta diversas interpretações. Neste estudo a empatia está relacionada com um movimento fraternal, afetivo e igualitário de acesso ao interior do outro pela via da sensibilização e genuíno interesse em sua história. Este artigo investiga os sentidos e significados atribuídos ao termo empatia por estudantes de uma escola regular da rede pública de ensino que atende estudantes surdos. A escola pesquisada utiliza uma metodologia voltada para a Educação Bilíngue, onde busca desenvolver um trabalho de inclusão pautado na diversidade e inserção da cultura surda no espaço escolar. O público da pesquisa são estudantes do terceiro ano do ensino fundamental de uma sala de aula regular com a inclusão de um aluno surdo. Utilizou-se questionários semiestruturados para a coleta de informação e Análise de Conteúdo para a análise dos resultados. Observou-se que os estudantes amarraram seus discursos em aspectos subjacentes à empatia, relacionando-a a situações de felicidade, amizade e preocupação com o outro, estando ainda como facilitadora ao acesso da cultura surda. Tratar sobre este tema com estudantes das séries iniciais mostrou-se desafiador, pois envolve o desenvolvimento de competências socioemocionais e a compreensão de perspectivas diferentes. Se reconhece como estratégias interessantes a utilização de histórias e exemplos concretos que ilustrem situações em que as pessoas demonstram empatia. Do mesmo modo, encorajar a expressão de sentimentos poderá contribuir para que os estudantes se tornem mais conscientes dos sentimentos dos outros e mais capazes de se relacionarem com eles. Considera-se ainda como possibilidade a utilização de atividades que envolvam cooperação, pois podem contribuir para uma maior compreensão e interesse acerca do mundo do outro. Espera-se contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes e problematizar nos espaços da escola sobre a importância da empatia para as relações e para a aprendizagem.