A realidade aumentada é uma tecnologia de computação que permite ao usuário interagir com objetos virtuais sobrepostos ao mundo real. Tem se mostrado uma ferramenta que auxilia e contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem, possibilita ao aluno a interação direta com o conteúdo que está sendo apresentado em sala de aula, o que torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo. O presente trabalho tem como objetivo, mostrar a eficácia da aprendizagem ao inserir em sala de aula a utilização da Realidade Aumentada (RA). Realizado com alunos do 2º ano do Ensino Médio, com uso de aparelhos celulares e o aplicativo GEOGRAFIA REALIDADE AUMENTADA – RA. Foi possível visualizaram as imagens em 3 dimensões de assuntos abordados em geografia e suas dinâmicas da superfície terrestre: direções que as placas se movimentam em convergência, coordenadas geográficas, planisfério a linha do equador, meridiano de Greenwitch, latitudes e longitudes. Além disso, os alunos perceberam que a movimentação das placas tectônicas em convergentes, cria a forma de relevo de montanhas no planeta. Constatou-se mais atenção dos estudantes e entendimento dos conteúdos apresentados em sala de aula, a Realidade Virtual tem contribuído para a melhoria do processo de avaliação, pois permite que sejam realizadas avaliações mais detalhadas e precisas. A ferramenta também permite que os professores sejam mais proativos, pois eles podem acompanhar e monitorar o desempenho dos alunos em tempo real, o que permite que eles identifiquem e considerem problemas de aprendizagem. A tecnologia vem ocupando um espaço cada vez maior no cotidiano escolar e já é realidade em diversas escolas, aulas podem ser realizadas a partir de ambientes virtuais em tempo real, plataformas digitais são utilizadas como extensão da sala de aula.