Este relato de experiência origina-se de ações extensionistas desenvolvidas com acadêmicos(as) dos cursos de licenciatura em Pedagogia e licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano de 2019. O curso de extensão, vinculado ao Programa de Pesquisa e Extensão em Processos de Aprendizagem (PROA), propôs uma articulação teórica e conceitual sobre as relações étnico-raciais, objetivando subsidiar os(as) acadêmicos(as) com propostas pedagógicas para possíveis intervenções na educação básica. Desde a sua primeira edição, o curso de extensão tem-se dedicado a fomentar discussões a respeito da diversidade e identidade dos sujeitos como parte constitutiva do processo formativo, bem como, promover ações de valorização da cultura das comunidades quilombolas da região. Nesta quarta edição do curso, as atividades foram desenvolvidas, primeiramente, na Universidade Estadual de Ponta Grossa, com acadêmicos(as) dos cursos de licenciatura e professores(as) da escola pública, e posteriormente, na Escola Municipal do Campo Professor Benedito Roque de Campos Leal, com os(as) alunos(as) e comunidade local, dentre elas a Comunidade Remanescente Quilombola de Serra do Apon, em Castro no Paraná. Os procedimentos metodológicos aplicados se constituíram de estudos sobre a legislação educacional vigente, dentre elas, a Lei 10.639/03 e a Resolução CNE/CEB nº 8, de 20 de novembro de 2012, bem como, da realização de atividades pedagógicas interdisciplinares sobre a temática. As ações desenvolvidas na escola, tiveram relevância diante da necessidade de uma aproximação dos(as) acadêmicos(as) com o tema em questão, visando atender as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.