Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO: COMPARTILHAMENTO E EXPERIÊNCIAS DE SABERES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96882
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2956
    "inscrito_id" => 6740
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO: COMPARTILHAMENTO E EXPERIÊNCIAS DE SABERES."
    "resumo" => "Este escrito tem por objetivo socializar as contribuições do curso formativo para inclusão, vivenciadas no ano de 2022, com os professores da sala comum do município de Iguatu-Ceará, como também gestores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado-AEE. Destacamos pontos significativos e desafios que os professores apresentam em relação a estudante com deficiência, e a problemática de carências de formação na perspectiva da educação inclusiva. O trabalho, é de natureza qualitativa, em que apresenta as ações formativas e planejamentos realizados, e momentos vivenciados pelos participantes e suas contribuições nos encontros a partir do compartilhamento de experiências e vivências.\u{A0} O estudo também destaca as lacunas existência na educação especial na perspectiva inclusiva que ainda são bem presentes, e o impacto positivo da formação para os profissionais da educação básica, e evidenciamos a importância de uma atuação embasada na teoria e prática. Além dos encontros presenciais, eram disponibilizados textos para leitura da temática trabalhada durante o mês, e pelo grupo de WhatsApp, foram compartilhados cards e vídeos informativos e formulários online. O Curso de formação contribuiu de maneira relevante e significativa, expondo temáticas inclinadas para o contexto em que os professores se encontram. Acreditamos que através do projeto conseguimos mobilizar e causar inquietações sobre uma temática tão necessária, e assim contribuir para uma formação e atuação de profissionais da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6740_TB2956_23102023122731.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO RONISKEL DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Ronis"
    "autor_email" => "antonio.olivieira@aluno.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96882
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2956
    "inscrito_id" => 6740
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO: COMPARTILHAMENTO E EXPERIÊNCIAS DE SABERES."
    "resumo" => "Este escrito tem por objetivo socializar as contribuições do curso formativo para inclusão, vivenciadas no ano de 2022, com os professores da sala comum do município de Iguatu-Ceará, como também gestores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado-AEE. Destacamos pontos significativos e desafios que os professores apresentam em relação a estudante com deficiência, e a problemática de carências de formação na perspectiva da educação inclusiva. O trabalho, é de natureza qualitativa, em que apresenta as ações formativas e planejamentos realizados, e momentos vivenciados pelos participantes e suas contribuições nos encontros a partir do compartilhamento de experiências e vivências.\u{A0} O estudo também destaca as lacunas existência na educação especial na perspectiva inclusiva que ainda são bem presentes, e o impacto positivo da formação para os profissionais da educação básica, e evidenciamos a importância de uma atuação embasada na teoria e prática. Além dos encontros presenciais, eram disponibilizados textos para leitura da temática trabalhada durante o mês, e pelo grupo de WhatsApp, foram compartilhados cards e vídeos informativos e formulários online. O Curso de formação contribuiu de maneira relevante e significativa, expondo temáticas inclinadas para o contexto em que os professores se encontram. Acreditamos que através do projeto conseguimos mobilizar e causar inquietações sobre uma temática tão necessária, e assim contribuir para uma formação e atuação de profissionais da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6740_TB2956_23102023122731.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO RONISKEL DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Ronis"
    "autor_email" => "antonio.olivieira@aluno.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este escrito tem por objetivo socializar as contribuições do curso formativo para inclusão, vivenciadas no ano de 2022, com os professores da sala comum do município de Iguatu-Ceará, como também gestores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado-AEE. Destacamos pontos significativos e desafios que os professores apresentam em relação a estudante com deficiência, e a problemática de carências de formação na perspectiva da educação inclusiva. O trabalho, é de natureza qualitativa, em que apresenta as ações formativas e planejamentos realizados, e momentos vivenciados pelos participantes e suas contribuições nos encontros a partir do compartilhamento de experiências e vivências.  O estudo também destaca as lacunas existência na educação especial na perspectiva inclusiva que ainda são bem presentes, e o impacto positivo da formação para os profissionais da educação básica, e evidenciamos a importância de uma atuação embasada na teoria e prática. Além dos encontros presenciais, eram disponibilizados textos para leitura da temática trabalhada durante o mês, e pelo grupo de WhatsApp, foram compartilhados cards e vídeos informativos e formulários online. O Curso de formação contribuiu de maneira relevante e significativa, expondo temáticas inclinadas para o contexto em que os professores se encontram. Acreditamos que através do projeto conseguimos mobilizar e causar inquietações sobre uma temática tão necessária, e assim contribuir para uma formação e atuação de profissionais da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.