Este escrito tem por objetivo socializar as contribuições do curso formativo para inclusão, vivenciadas no ano de 2022, com os professores da sala comum do município de Iguatu-Ceará, como também gestores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado-AEE. Destacamos pontos significativos e desafios que os professores apresentam em relação a estudante com deficiência, e a problemática de carências de formação na perspectiva da educação inclusiva. O trabalho, é de natureza qualitativa, em que apresenta as ações formativas e planejamentos realizados, e momentos vivenciados pelos participantes e suas contribuições nos encontros a partir do compartilhamento de experiências e vivências. O estudo também destaca as lacunas existência na educação especial na perspectiva inclusiva que ainda são bem presentes, e o impacto positivo da formação para os profissionais da educação básica, e evidenciamos a importância de uma atuação embasada na teoria e prática. Além dos encontros presenciais, eram disponibilizados textos para leitura da temática trabalhada durante o mês, e pelo grupo de WhatsApp, foram compartilhados cards e vídeos informativos e formulários online. O Curso de formação contribuiu de maneira relevante e significativa, expondo temáticas inclinadas para o contexto em que os professores se encontram. Acreditamos que através do projeto conseguimos mobilizar e causar inquietações sobre uma temática tão necessária, e assim contribuir para uma formação e atuação de profissionais da educação básica.