Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANATOMIA VEGETAL: UMA ABORDAGEM PRÁTICA DO ENSINO DE BOTÂNICA PARA AS TURMAS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO GOVERNADOR ARCHER

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A anatomia vegetal possui forte influência nos estudos relacionados ao comportamento dos vegetais quando submetidos a estresses bióticos e abióticos. Dessa forma, os cortes anatômicos apresentam um alto potencial no ensino de Botânica para discentes da Educação Básica. Objetivou-se utilizar os cortes anatômicos de Zea mays L. (milho) para abordar de forma prática sobre anatomia vegetal e os mecanismos fisiológicos da planta. Para isso, foram realizadas secções transversais à mão livre, com auxílio de lâmina cortante, posteriormente, foram clarificadas com hipoclorito de sódio, neutralizado com ácido acético a 0,2%, lavadas com água destilada e coradas com uma solução de azul de astra e safranina. Foram levados os materiais anatômicos e três microscópios para os estudantes de 3° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Governador Archer localizado no município de Imperatriz – MA, onde foi lecionada a parte teórica, e complementada pela parte prática, esta que consistiu na visualização microscópica das lâminas com cortes radiculares do milho a fim de facilitar a assimilação do conteúdo teórico explanado. Ao final, foi realizada uma atividade prática (mini gincana) para verificar a aprendizagem por parte dos discentes. Dos resultados obtidos, observou-se que os discentes desconheciam os principais tecidos vegetais existentes, bem como suas respectivas funções no corpo planta. Outro fator notado, foi que após a junção das partes teórica e prática, os discentes apresentaram um maior entendimento durante a resolução das perguntas desenvolvidas através de uma mini gincana realizada como avaliação somativa. Mediante ao supracitado, o objetivo pré -estabelecido foi alcançado, uma vez que a atividade lúdica desenvolvida permitiu um melhor envolvimento dos participantes. Portanto, é perceptível que carece de um maior envolvimento por parte das escolas de Educação Básica da Rede Pública para com as Universidades, viabilizando assim a dispersão de saberes científicos adaptando para a realidade do público discente.

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