Este trabalho tem como propósito investigar como o gênero literário conto é abordado no livro didático de português do 7º ano Geração Alpha (COSTA, NOGUEIRA e MARCHETTI, 2018), tendo por base a descrição e análise dos eixos temáticos leitura e produção textual a partir da aplicação de uma atividade no 7º ano do ensino fundamental, observando como se aplica na prática a concepção de linguagem presente na metodologia do manual do professor. Esta pesquisa se fundamenta nos estudos de Koch e Elias (2001), Marcuschi (2008) e Antunes (2003), que exploram a leitura e escrita por meio dos gêneros discursivos em sala de aula; sobre a investigação da perspectiva pedagógica adotada pela coleção recorreu-se a Saviani (2013), e Rildo Cosson (2009) que versa acerca do letramento literário e do trabalho com gêneros literários. Para a metodologia desta pesquisa, empregou-se a abordagem de pesquisa-ação com viés bibliográfico. Os resultados revelam que os encaminhamentos dos eixos analisados são, em sua maioria, satisfatórios na unidade, pois abordam o gênero literário num viés dialógico e intertextual, já que as atividades propõem leituras compartilhadas e coparticipativas. Todavia, cabe ressaltar que a concepção pedagógica norteadora da coleção envolve a pedagogia por competências, cabendo ao professor a constante reflexão no uso desse suporte didático.