Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“AS COISAS QUE A GENTE FALA”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98749
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5404
    "inscrito_id" => 18341
    "titulo" => "“AS COISAS QUE A GENTE FALA”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "RESUMO O presente trabalho possui como principal objetivo apresentar uma proposta de leitura a partir de uma sequência didática para o ensino fundamental na tentativa de contribuir para a formação de alunos leitores. À vista do supracitado, a perspectiva adotada nessa proposta de leitura é a de possibilitar aos alunos discussões e reflexões sobre o poder da fala e suas possíveis influências a partir da realização da leitura do livro ‘Coisas que a gente fala”, escrito por Ruth Rocha e ilustrado por Mariana Massarani. Além disso, visa-se desenvolver competências e habilidades relacionadas ao exercício da linguagem e estimular práticas leitoras. Para guiar o desenvolvimento da presente pesquisa, fundamentamo-nos, principalmente, em estudos que versam acerca de conceitos e estratégias de leitura, como Martins (1997), Kato (1995), Sousa (2017) e Solé (2014), e letramento literário, em Cosson (2021). Para alcançar os objetivos almejados, a metodologia adotada observa a realização de uma sequência didática voltada para um trabalho de leitura com o gênero poema direcionado aos alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A sequência está organizada em seis etapas de execução, as quais contemplam aspectos de leitura, oralidade, estudo do gênero, análise linguística e produção textual. Palavras-chave: Leitura; Sequência didática; Formação de leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18341_TB5404_10122023171220.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA CORNÉLIO FERNANDES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA"
    "autor_email" => "samaracornelio@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98749
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5404
    "inscrito_id" => 18341
    "titulo" => "“AS COISAS QUE A GENTE FALA”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "RESUMO O presente trabalho possui como principal objetivo apresentar uma proposta de leitura a partir de uma sequência didática para o ensino fundamental na tentativa de contribuir para a formação de alunos leitores. À vista do supracitado, a perspectiva adotada nessa proposta de leitura é a de possibilitar aos alunos discussões e reflexões sobre o poder da fala e suas possíveis influências a partir da realização da leitura do livro ‘Coisas que a gente fala”, escrito por Ruth Rocha e ilustrado por Mariana Massarani. Além disso, visa-se desenvolver competências e habilidades relacionadas ao exercício da linguagem e estimular práticas leitoras. Para guiar o desenvolvimento da presente pesquisa, fundamentamo-nos, principalmente, em estudos que versam acerca de conceitos e estratégias de leitura, como Martins (1997), Kato (1995), Sousa (2017) e Solé (2014), e letramento literário, em Cosson (2021). Para alcançar os objetivos almejados, a metodologia adotada observa a realização de uma sequência didática voltada para um trabalho de leitura com o gênero poema direcionado aos alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A sequência está organizada em seis etapas de execução, as quais contemplam aspectos de leitura, oralidade, estudo do gênero, análise linguística e produção textual. Palavras-chave: Leitura; Sequência didática; Formação de leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18341_TB5404_10122023171220.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA CORNÉLIO FERNANDES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA"
    "autor_email" => "samaracornelio@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO O presente trabalho possui como principal objetivo apresentar uma proposta de leitura a partir de uma sequência didática para o ensino fundamental na tentativa de contribuir para a formação de alunos leitores. À vista do supracitado, a perspectiva adotada nessa proposta de leitura é a de possibilitar aos alunos discussões e reflexões sobre o poder da fala e suas possíveis influências a partir da realização da leitura do livro ‘Coisas que a gente fala”, escrito por Ruth Rocha e ilustrado por Mariana Massarani. Além disso, visa-se desenvolver competências e habilidades relacionadas ao exercício da linguagem e estimular práticas leitoras. Para guiar o desenvolvimento da presente pesquisa, fundamentamo-nos, principalmente, em estudos que versam acerca de conceitos e estratégias de leitura, como Martins (1997), Kato (1995), Sousa (2017) e Solé (2014), e letramento literário, em Cosson (2021). Para alcançar os objetivos almejados, a metodologia adotada observa a realização de uma sequência didática voltada para um trabalho de leitura com o gênero poema direcionado aos alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A sequência está organizada em seis etapas de execução, as quais contemplam aspectos de leitura, oralidade, estudo do gênero, análise linguística e produção textual. Palavras-chave: Leitura; Sequência didática; Formação de leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.