Nesta pesquisa foi articulada a necessidade do ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, na qual, a educação ainda apresenta resquícios de uma educação engessada em metodologias tradicionais, existindo diversos meios e recursos que podem tornar as aulas atrativas, contribuindo na construção do conhecimento e interesse dos alunos pela disciplina, principalmente nessa fase, que são alunos muito curiosos. No entanto, por diversos motivos muitos professores não fazem uso destes recursos, seja por falta de estrutura, tempo ou por não acreditarem que esse pode auxiliar na aprendizagem dos alunos. Nesse sentido o presente trabalho tem por objetivo analisar o desenvolvimento da prática da educação científica, nos anos iniciais do ensino fundamental, buscando constatar se essa atividade é desenvolvida em sala de aula, quais as metodologias usadas, além da concepção do educador acerca da importância da educação científica. Utilizamos como respaldo teórico as ideias de Hidalgo e Júnior (2016); Morin (2005), (2011); Santos (2010); Paixão, Cachapuz e Pereira (2006); Zancul, 2008, dentre outros. Para construção dos dados utilizamos questionários respondidos por professores do 1º a 5º ano do ensino fundamental de uma instituição particular, no interior de Marcelino Vieira/RN. Os apontamentos neste estudo colaboram para compreendermos a importância e a necessidade do ensino de ciências nos anos inicias do ensino fundamental. Os resultados, de modo geral, mostram que os professores percebem a relevância do ensino de ciência, e se esforçam para utilizar de outras metodologias, como também, sabem da importância da ciência para o contexto social de um modo geral.