O presente trabalho tem por objetivo debater e abordar a realidade socioeconômica de alunos e alunas de graduação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, dentro do contexto brasileiro e das dificuldades para se manter na universidade pública, mostrando a importância da política de permanência estudantil no ambiente acadêmico. E trazendo uma reflexão sobre a importância da política de permanência estudantil, seus impactos positivos nesse contexto e como a manutenção dessa política é mais que uma ajuda, mas uma esperança na vida de jovens e adultos baixa renda, pertencentes à realidades diversas e provenientes de lugares mais remotos a ter acesso à educação acadêmica, objetivado ascender socialmente. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, analisando dados fornecidos pela instituição sobre os bolsistas do Programa Bolsa Permanência, uma política estudantil que visa auxiliar os acadêmicos, esses que devem prestar 12 horas semanais de serviços, o que atrapalha os acadêmicos em seus estudos o que em tese não deveria atrapalhar e ajudar no custeio de gastos, uma vez que esses bolsistas encontram-se desempregados. Considerando as dificuldades em frequentar e se manter não somente no curso, mas em sobreviver na cidade de estudo, levando em conta o perfil desses acadêmicos, em geral provenientes de cidades vizinhas ou da zona rural.