O presente artigo traz uma análise reflexiva sobre as interações e brincadeiras no dia-dia na educação infantil: um estudo de caso no CEI Maria Afife Sarquis Queiroz (Bica), tem como objetivo geral refletir sobre as interações e brincadeiras com instrumento de aprendizagem na educação infantil e os objetivos específicos são: observar as interações e brincadeiras que são desenvolvidas durante o cotidiano escolar, identificar de que modo as interações e brincadeiras contribui para o processo de ensino e aprendizagem das crianças. No referencial teórico a pesquisa fundamentada em alguns autores como Piaget (1997), Vygotsky (1998) e Antunes (2004). Optou-se pela abordagem qualitativa, com base nos estudos de André e Lüdke (1986), Bogdan e Biklen (1994) e entre outros. Percebemos que é impossível separá-la da prática do brincar. Sendo assim, a educação infantil deve ser pensada e baseada em uma pedagogia centrada na infância e em suas especificidades, considerando-se e contemplando o prazer que o brincar proporciona. Portanto, finalizamos esse trabalho com a certeza que é impossível separá-la da prática do brincar. “Sendo assim, a educação infantil deve ser pensada e baseada em uma pedagogia centrada na infância e em suas especificidades, considerando-se e contemplando o prazer que o brincar proporciona” (GOMES, 2006, p.22).