Atualmente, vive-se na chamada sociedade do conhecimento, na qual as organizações podem se destacar ao gerir esse conhecimento de forma efetiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) pode ser considerada um diferencial estratégico que também pode ser utilizada na gestão escolar, auxiliando na avaliação da aprendizagem, aquisição do conhecimento, disseminação e aplicação do conhecimento do professor em espaço escolar. O objetivo deste trabalho é analisar como a GC pode ser uma abordagem alternativa para melhorar o processo educativo nas escolas. Foi realizado um estudo bibliográfico conduzido por meio da análise de literatura publicada em artigos científicos, documentos e leis que regem o sistema educacional no Brasil. Não houve uma metodologia rigorosa e replicável em nível de reprodução de dados e respostas quantitativas para questões específicas. A GC é um processo integrado e sistemático de abordagens que é utilizado para identificar, gerenciar e compartilhar todos os ativos de informação de uma organização, como banco de dados, documentos, políticas e procedimentos, conhecimentos e experiências que são detidos pelos profissionais. Para a implementação da GC no contexto escolar, é necessário identificar alguns fatores-chave, como identificar e mapear o conhecimento, criar uma cultura de compartilhamento, usar a tecnologia da informação, implantar práticas de GC adequadas, monitorar e fazer uma avaliação contínua. Nas escolas, nota-se que, nos últimos anos, os ambientes virtuais de aprendizagem têm sido cada vez mais aplicados como uma opção tecnológica para atender à demanda educacional. A GC na educação deve ser feita de forma planejada e com a participação ativa de toda a comunidade escolar, incluindo professores, gestores, alunos e familiares. É preciso que haja um comprometimento de todos os envolvidos para que a GC possa ser efetiva na melhoria do processo educativo.