A educação profissional e tecnológica não deve ser entendida como uma modalidade desconectada socialmente, inflexível, vinculada apenas ao modelo de mercado. Deve ser capaz de proporcionar uma formação com base científica que promova a possibilidade de construção de habilidades cognitivas, socioafetivas e psicomotoras, a fim de proporcionar a formação de indivíduos comprometidos com o exercício da cidadania, com a construção sólida e solidária do conhecimento científico e tecnológico em contextos de relevância social. Este estudo tem por objetivo de delinear o estudo da arte da temática do Educar pela Pesquisa e da Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino Médio Integrado, com base na análise de trabalhos científicos disponíveis em plataformas de buscas que reúnem produções acadêmicas. Essa investigação compõe o projeto de pesquisa da dissertação de mestrado intitulada “Sentidos do Educar pela Pesquisa no Ensino Médio Integrado: Narrativas de docentes de uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional. Para o levantamento das referências trabalhamos com o arranjo dos descritores: Perspectiva Ciência,Tecnologia e Sociedade, Currículo, Educar pela pesquisa e Ensino médio integrado. As plataformas de buscas foram Google Acadêmico, Catálogo de Teses & Dissertações da Capes e Portal de Periódicos da Capes, com um recorte temporal de 2012 a 2022. Foram recuperadas 90 produções acadêmicas e, com base em critérios pré-estabelecidos, foram selecionados 8 trabalhos que elucidam acerca dos conceitos e aproximações que relacionam a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e o Educar pela pesquisa como princípio educativo no ensino médio integrado. As produções abordam possibilidades de inserção da CTS e da educação pela pesquisa na prática curricular da escola como caminhos para emancipação do estudante. Essas Percepções contribuíram na construção do campo teórico deste projeto. É um estudo promissor para educação profissional e tecnológica.