O presente estudo, traz a Constituição Federal em seu Artigo 205, define que a educação é um direito de todos. Entretanto, muitos alunos com deficiência não têm acesso às práticas escolares que garantam sua aprendizagem. Ainda hoje, vários desafios são encontrados pelos educadores no desenvolvimento das ações pedagógicas. Portanto, este artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência com propostas inclusivas realizadas numa escola municipal do Estado do Rio de Janeiro, com dois estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. Esses alunos possuem laudos de retardo mental leve, déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e são acompanhados pelo agente educacional de inclusão. Para tal, faremos uma breve introdução das principais leis que garantem a inclusão nas escolas brasileiras. Assim como, relataremos as especificidades encontradas no ambiente escolar e as ações desenvolvidas para potencializar a inclusão desses alunos no espaço escolar e dentro de sala de aula. O processo de escolarização é considerado como um meio de mediação entre o aluno e a sociedade, que permite considerar a importância escolar e do agente educacional na inclusão no auxílio desses alunos na rede de ensino. Na coleta de dados, foram utilizados registros etnográficos de observações dos sujeitos de pesquisa no espaço escolar. Por fim, apresentaremos os resultados desta experiência fazendo uma reflexão crítica sobre o caso.