O modo de ensinar, cotidianamente tem sofrido grandes transformações tanto no que envolve a aprendizagem, passando pelo processo de ensinar e aprender, quanto pela utilização dos meios que possam promover o conhecimento. Não podemos, enquanto professores da atualidade, atuar de forma passiva nas aulas sem utilizar as tecnologias de forma a auxiliar no entendimento do conteúdo e assim, na forma de ampliar o conhecimento. O ensino da evolução e das evidências evolutivas, envolve os conteúdos de Biologia, Ciências e também para compreender o ensino da Iniciação Científica baseada nas propostas pedagógicas que permitem conhecer um pouco mais sobre o universo investigativo dos ambientes de laboratórios, bem como de fornecer informações que permitem imergir os alunos no conceito e compreensão sobre objetos de conhecimentos e de atividades ditas mão-na-massa. Neste artigo, o objetivo foi descrever sobre o uma atividade desenvolvida nas aulas das disciplinas de Ciências (2021) e de Iniciação Científica (2022-2023), do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), ao abordar o objeto de conhecimento de Evidências Evolutivas. Como forma de experimentar e permitir que os alunos pudessem desenvolver formas de var a evidência evolutiva, propomos que eles pudessem recriar, juntos, uma representação das condições de fossilização e produziremos o seu “fóssil” caseiro, ao estilo fóssil de impressão manual. Os resultados identificam os diferentes tipos de fósseis, bem como permite a realização de uma atividade prática envolvendo a mão-na-massa. As narrativas permitiram identificar a importância e a definição dos fósseis e também uma descrição da própria realização da experiencia como forma de aprendizagem.