Esta pesquisa apresenta uma proposta de atividade baseada no dialogismo e no ensino para a leitura de animações. O episódio escolhido para análise é “Marge contra o Monotrilho”, o 12º episódio da 4ª temporada da série animada norte-americana “The Simpsons”, que aborda questões políticas e sociais através de satíricas à corrupção política, influência das grandes empresas e falta de planejamento em projetos governamentais. O estudo está inserido no paradigma qualitativo de natureza interpretativista, com foco na interpretação de fenômenos sociais em um contexto específico por meio de práticas discursivas, conforme proposto por Bortoni-Ricardo (2008). A base teórica que embasa essa pesquisa é a Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), fundamentada no pensamento linguístico, teórico e filosófico do Círculo de Bakhtin – Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1926]), Medviédev (2012 [1928]) e Bakhtin (2005 [1929], 2016 [1952]). Além das contribuições do Círculo, são considerados também estudos contemporâneos sobre a TDL, o ensino e o estudo do gênero animação (MARQUES; XAVIER, 2021a; 2021b; MARQUES, 2022). As conclusões indicam que o dialogismo e o ensino podem contribuir para a formação de alunos como leitores críticos, por meio de atividades que aprimorem suas capacidades crítico-reflexivas. Considerando que a sociedade está imersa em um sistema dialógico de enunciados que estabelecem sentido, incentivar a leitura dialógica pode promover uma formação crítica em relação às questões políticas e sociais presentes em The Simpsons. Dessa forma, a proposta metodológica apresentada contribui para uma análise reflexiva dos estudantes, ampliando seu entendimento sobre questões políticas e sociais abordadas na animação desenvolvendo um olhar crítico sobre a realidade, aprimorando a capacidade de compreender e interpretar nuances dessas questões.