Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LINGUAGEM, DIALOGISMO E ENSINO: UMA LEITURA DIALÓGICA E CRÍTICAS POLÍTICO-SOCIAIS EM THE SIMPSONS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98452
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5036
    "inscrito_id" => 5244
    "titulo" => "LINGUAGEM, DIALOGISMO E ENSINO: UMA LEITURA DIALÓGICA E CRÍTICAS POLÍTICO-SOCIAIS EM THE SIMPSONS"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta uma proposta de atividade baseada no dialogismo e no ensino para a leitura de animações. O episódio escolhido para análise é “Marge contra o Monotrilho”, o 12º episódio da 4ª temporada da série animada norte-americana “The Simpsons”, que aborda questões políticas e sociais através de satíricas à corrupção política, influência das grandes empresas e falta de planejamento em projetos governamentais. O estudo está inserido no paradigma qualitativo de natureza interpretativista, com foco na interpretação de fenômenos sociais em um contexto específico por meio de práticas discursivas, conforme proposto por Bortoni-Ricardo (2008). A base teórica que embasa essa pesquisa é a Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), fundamentada no pensamento linguístico, teórico e filosófico do Círculo de Bakhtin – Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1926]), Medviédev (2012 [1928]) e Bakhtin (2005 [1929], 2016 [1952]). Além das contribuições do Círculo, são considerados também estudos contemporâneos sobre a TDL, o ensino e o estudo do gênero animação (MARQUES; XAVIER, 2021a; 2021b; MARQUES, 2022). As conclusões indicam que o dialogismo e o ensino podem contribuir para a formação de alunos como leitores críticos, por meio de atividades que aprimorem suas capacidades crítico-reflexivas. Considerando que a sociedade está imersa em um sistema dialógico de enunciados que estabelecem sentido, incentivar a leitura dialógica pode promover uma formação crítica em relação às questões políticas e sociais presentes em The Simpsons. Dessa forma, a proposta metodológica apresentada contribui para uma análise reflexiva dos estudantes, ampliando seu entendimento sobre questões políticas e sociais abordadas na animação desenvolvendo um olhar crítico sobre a realidade, aprimorando a capacidade de compreender e interpretar nuances dessas questões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5244_TB5036_19062023194208.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "Ewerton"
    "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98452
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5036
    "inscrito_id" => 5244
    "titulo" => "LINGUAGEM, DIALOGISMO E ENSINO: UMA LEITURA DIALÓGICA E CRÍTICAS POLÍTICO-SOCIAIS EM THE SIMPSONS"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresenta uma proposta de atividade baseada no dialogismo e no ensino para a leitura de animações. O episódio escolhido para análise é “Marge contra o Monotrilho”, o 12º episódio da 4ª temporada da série animada norte-americana “The Simpsons”, que aborda questões políticas e sociais através de satíricas à corrupção política, influência das grandes empresas e falta de planejamento em projetos governamentais. O estudo está inserido no paradigma qualitativo de natureza interpretativista, com foco na interpretação de fenômenos sociais em um contexto específico por meio de práticas discursivas, conforme proposto por Bortoni-Ricardo (2008). A base teórica que embasa essa pesquisa é a Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), fundamentada no pensamento linguístico, teórico e filosófico do Círculo de Bakhtin – Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1926]), Medviédev (2012 [1928]) e Bakhtin (2005 [1929], 2016 [1952]). Além das contribuições do Círculo, são considerados também estudos contemporâneos sobre a TDL, o ensino e o estudo do gênero animação (MARQUES; XAVIER, 2021a; 2021b; MARQUES, 2022). As conclusões indicam que o dialogismo e o ensino podem contribuir para a formação de alunos como leitores críticos, por meio de atividades que aprimorem suas capacidades crítico-reflexivas. Considerando que a sociedade está imersa em um sistema dialógico de enunciados que estabelecem sentido, incentivar a leitura dialógica pode promover uma formação crítica em relação às questões políticas e sociais presentes em The Simpsons. Dessa forma, a proposta metodológica apresentada contribui para uma análise reflexiva dos estudantes, ampliando seu entendimento sobre questões políticas e sociais abordadas na animação desenvolvendo um olhar crítico sobre a realidade, aprimorando a capacidade de compreender e interpretar nuances dessas questões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5244_TB5036_19062023194208.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MÉLO MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "Ewerton"
    "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma proposta de atividade baseada no dialogismo e no ensino para a leitura de animações. O episódio escolhido para análise é “Marge contra o Monotrilho”, o 12º episódio da 4ª temporada da série animada norte-americana “The Simpsons”, que aborda questões políticas e sociais através de satíricas à corrupção política, influência das grandes empresas e falta de planejamento em projetos governamentais. O estudo está inserido no paradigma qualitativo de natureza interpretativista, com foco na interpretação de fenômenos sociais em um contexto específico por meio de práticas discursivas, conforme proposto por Bortoni-Ricardo (2008). A base teórica que embasa essa pesquisa é a Teoria Dialógica da Linguagem (TDL), fundamentada no pensamento linguístico, teórico e filosófico do Círculo de Bakhtin – Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1926]), Medviédev (2012 [1928]) e Bakhtin (2005 [1929], 2016 [1952]). Além das contribuições do Círculo, são considerados também estudos contemporâneos sobre a TDL, o ensino e o estudo do gênero animação (MARQUES; XAVIER, 2021a; 2021b; MARQUES, 2022). As conclusões indicam que o dialogismo e o ensino podem contribuir para a formação de alunos como leitores críticos, por meio de atividades que aprimorem suas capacidades crítico-reflexivas. Considerando que a sociedade está imersa em um sistema dialógico de enunciados que estabelecem sentido, incentivar a leitura dialógica pode promover uma formação crítica em relação às questões políticas e sociais presentes em The Simpsons. Dessa forma, a proposta metodológica apresentada contribui para uma análise reflexiva dos estudantes, ampliando seu entendimento sobre questões políticas e sociais abordadas na animação desenvolvendo um olhar crítico sobre a realidade, aprimorando a capacidade de compreender e interpretar nuances dessas questões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.