Este artigo científico aborda o tema da gamificação no ensino de Ciências, ressaltando suas vantagens e desafios. O autor, um mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, tem como projeto de pesquisa a aplicação de uma simulação de cena de crime em sala de aula por meio de um jogo físico no estilo tabuleiro/RPG. O presente artigo destaca as principais vantagens da gamificação, como o aumento do engajamento dos alunos, a melhoria na retenção de informações e a contextualização do ensino. Além disso, menciona o estímulo à colaboração, à competição saudável e ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A gamificação na educação é uma prática cada vez mais comum, especialmente nos segmentos de ensino fundamental e médio, onde a evasão escolar é um desafio. A estratégia envolve a aplicação de conceitos e elementos dos jogos no processo educativo, tornando-o mais atrativo, engajador e efetivo. Embora apresente desafios, como encontrar o equilíbrio entre o jogo e o aprendizado, adaptar-se às realidades dos alunos e depender de recursos tecnológicos, a gamificação mostra-se promissora para aprimorar a qualidade do ensino e atender às demandas de uma sociedade conectada e interativa.