COSTA, Wendel Fernandes et al.. Educação no ensino remoto em um planejamento presencial. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99551>. Acesso em: 21/11/2024 19:08
O objetivo deste artigo é abordar a situação do atual modelo educativo de caráter emergencial, que foi adotado durante a pandemia do covid-19. Analisamos o nosso trabalho sobre as dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar na modalidade de ensino abordada, trazendo à tona, toda a problemática do contexto educativo implementado naquele momento e de como os seus impactos atingiram os menos favorecidos da rede escolar, haja vista que das desigualdades em ser ter acesso as tecnologias utilizadas no período pandêmico, foram bastante recorrentes em particular sob a ótica dos alunos que não tinham acesso as ferramentas tecnológicas. Desenvolveu-se também, as discussões da educação no ensino remoto e a educação a distância, caracterizando as diferenças nessas formas de ensino, que apesar de semelhantes, se divergem em alguns pontos. Buscou-se representar em uma análise, sobre o papel do poder público na educação, bem como seus deveres e responsabilidades atribuídas. Para isso, além da sondagem de bibliografias atreladas a temática abordada, também foi desenvolvido uma pesquisa para levantamento de informações com alunos do ensino básico, que se deu através de um formulário pelo programa Google Forms com perguntas específicas sobre a abordagem trabalhada, afim de entender as circunstâncias que envolviam a educação naquele período, além de expor alguns pontos de vista dos alunos envolvidos na pesquisa sobre a nova vivência naquele período pandêmico, que afetou drasticamente o processo de ensino aprendizagem do alunado no ambiente escolar. Com isso, obtivemos uma série de resultados, que se traduziram em uma grande defasagem do ensino remoto introduzido naquele momento pandêmico, bem como uma série problemas como desigualdade no acesso as ferramentas digitais, baixo rendimento escolar, problemas técnicos e entre vários outros. Para dar suporte os discursões teóricas, utilizou-se principalmente os trabalhos desenvolvidos por Freitas (2010) Bernardo (2009), Alves (2011), e Moreira (2020).