Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE PRODUTOS DO COTIDIANO NO ENSINO DE ELETRICCIDADE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENSE E ADULTOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99554
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6452
    "inscrito_id" => 20757
    "titulo" => "USO DE PRODUTOS DO COTIDIANO NO ENSINO DE ELETRICCIDADE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENSE E ADULTOS"
    "resumo" => "RESUMO O presente artigo aborda a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), é nela que aqueles cidadão que tiveram seu direito à educação no tempo regular negado por diversos fatores e que essa negação foi reafirmada durante a pandemia onde muitos dos alunos não possuíam um aparelho eletrônico adequado para acompanhar as aulas remotas, mesmo com todas essas dificuldades esses alunos buscam uma nova chance de concluir seus estudos e seguir lutando por melhorias em suas vidas. A pesquisa abordou a temática “eletricidade” voltada para objetos do cotidiano dessas pessoas, de modo que, elas pudessem compreender e identificar substâncias que possam conduzir cargas elétricas e eventualmente causar algum acidente. O estudo se dividiu em duas etapas, a primeira foi um questionário para que pudéssemos traçar um perfil desses alunos juntamente com o nível de ensino que eles possuem, suas motivações e razões do abandono da escola no passado, posteriormente foi realizado em sala de aula experimentos com produtos domésticos que tinham a finalidade demonstrar que coisas simples do dia a dia podem conduzir eletricidade e testar os conhecimentos que eles carregam consigo (senso comum). Por fim, aqueles que já possuem uma idade mais avançada ou que trabalham ou já trabalharam em trabalhos pesados ou construções civis possuem um certo conhecimento que lhes possibilitou interagir e arriscar as respostas que por vezes estavam corretas. Conclui-se que a pandemia ocasionou um retrocesso no processo educacional desses alunos, mas o saber do cotidiano que eles adquiriram ao longo de suas vidas é extremamente valioso sendo capaz de responder os questionamentos elencados durante a pesquisa, mesmo que eles não soubessem a resposta científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20757_TB6452_20062023195743.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA BATISTA SALES SABINO"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA"
    "autor_email" => "elisangelasalescn@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99554
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6452
    "inscrito_id" => 20757
    "titulo" => "USO DE PRODUTOS DO COTIDIANO NO ENSINO DE ELETRICCIDADE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENSE E ADULTOS"
    "resumo" => "RESUMO O presente artigo aborda a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), é nela que aqueles cidadão que tiveram seu direito à educação no tempo regular negado por diversos fatores e que essa negação foi reafirmada durante a pandemia onde muitos dos alunos não possuíam um aparelho eletrônico adequado para acompanhar as aulas remotas, mesmo com todas essas dificuldades esses alunos buscam uma nova chance de concluir seus estudos e seguir lutando por melhorias em suas vidas. A pesquisa abordou a temática “eletricidade” voltada para objetos do cotidiano dessas pessoas, de modo que, elas pudessem compreender e identificar substâncias que possam conduzir cargas elétricas e eventualmente causar algum acidente. O estudo se dividiu em duas etapas, a primeira foi um questionário para que pudéssemos traçar um perfil desses alunos juntamente com o nível de ensino que eles possuem, suas motivações e razões do abandono da escola no passado, posteriormente foi realizado em sala de aula experimentos com produtos domésticos que tinham a finalidade demonstrar que coisas simples do dia a dia podem conduzir eletricidade e testar os conhecimentos que eles carregam consigo (senso comum). Por fim, aqueles que já possuem uma idade mais avançada ou que trabalham ou já trabalharam em trabalhos pesados ou construções civis possuem um certo conhecimento que lhes possibilitou interagir e arriscar as respostas que por vezes estavam corretas. Conclui-se que a pandemia ocasionou um retrocesso no processo educacional desses alunos, mas o saber do cotidiano que eles adquiriram ao longo de suas vidas é extremamente valioso sendo capaz de responder os questionamentos elencados durante a pesquisa, mesmo que eles não soubessem a resposta científica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20757_TB6452_20062023195743.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA BATISTA SALES SABINO"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA"
    "autor_email" => "elisangelasalescn@hotmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO O presente artigo aborda a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), é nela que aqueles cidadão que tiveram seu direito à educação no tempo regular negado por diversos fatores e que essa negação foi reafirmada durante a pandemia onde muitos dos alunos não possuíam um aparelho eletrônico adequado para acompanhar as aulas remotas, mesmo com todas essas dificuldades esses alunos buscam uma nova chance de concluir seus estudos e seguir lutando por melhorias em suas vidas. A pesquisa abordou a temática “eletricidade” voltada para objetos do cotidiano dessas pessoas, de modo que, elas pudessem compreender e identificar substâncias que possam conduzir cargas elétricas e eventualmente causar algum acidente. O estudo se dividiu em duas etapas, a primeira foi um questionário para que pudéssemos traçar um perfil desses alunos juntamente com o nível de ensino que eles possuem, suas motivações e razões do abandono da escola no passado, posteriormente foi realizado em sala de aula experimentos com produtos domésticos que tinham a finalidade demonstrar que coisas simples do dia a dia podem conduzir eletricidade e testar os conhecimentos que eles carregam consigo (senso comum). Por fim, aqueles que já possuem uma idade mais avançada ou que trabalham ou já trabalharam em trabalhos pesados ou construções civis possuem um certo conhecimento que lhes possibilitou interagir e arriscar as respostas que por vezes estavam corretas. Conclui-se que a pandemia ocasionou um retrocesso no processo educacional desses alunos, mas o saber do cotidiano que eles adquiriram ao longo de suas vidas é extremamente valioso sendo capaz de responder os questionamentos elencados durante a pesquisa, mesmo que eles não soubessem a resposta científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.