RESUMO O presente artigo aborda a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), é nela que aqueles cidadão que tiveram seu direito à educação no tempo regular negado por diversos fatores e que essa negação foi reafirmada durante a pandemia onde muitos dos alunos não possuíam um aparelho eletrônico adequado para acompanhar as aulas remotas, mesmo com todas essas dificuldades esses alunos buscam uma nova chance de concluir seus estudos e seguir lutando por melhorias em suas vidas. A pesquisa abordou a temática “eletricidade” voltada para objetos do cotidiano dessas pessoas, de modo que, elas pudessem compreender e identificar substâncias que possam conduzir cargas elétricas e eventualmente causar algum acidente. O estudo se dividiu em duas etapas, a primeira foi um questionário para que pudéssemos traçar um perfil desses alunos juntamente com o nível de ensino que eles possuem, suas motivações e razões do abandono da escola no passado, posteriormente foi realizado em sala de aula experimentos com produtos domésticos que tinham a finalidade demonstrar que coisas simples do dia a dia podem conduzir eletricidade e testar os conhecimentos que eles carregam consigo (senso comum). Por fim, aqueles que já possuem uma idade mais avançada ou que trabalham ou já trabalharam em trabalhos pesados ou construções civis possuem um certo conhecimento que lhes possibilitou interagir e arriscar as respostas que por vezes estavam corretas. Conclui-se que a pandemia ocasionou um retrocesso no processo educacional desses alunos, mas o saber do cotidiano que eles adquiriram ao longo de suas vidas é extremamente valioso sendo capaz de responder os questionamentos elencados durante a pesquisa, mesmo que eles não soubessem a resposta científica.