O conhecimento teórico atrelado com a sua aplicação na prática é importantíssimo durante o desenvolvimento acadêmico do estudante e sua atuação enquanto profissional. Com base nisso, a Liga de Ensino de Morfologia nas Escolas (LEME), projeto pertencente à Universidade Federal do Ceará desenvolveu em Milhã e Mombaça, por meio de mostras de Morfologia com alunos e professores de escolas públicas dos municípios, uma maneira de correlacionar o conhecimento teórico da Anatomia, com exposições de peças anatômicas reais, com a sua utilização prática em primeiros socorros. Nesse panorama, o trabalho em questão tem o objetivo de analisar a importância da correlação entre anatomia e primeiros socorros para a formação do indivíduo e sua relevância para a orientação da ação em casos de acidentes. Para tanto, foram realizadas cerca de 60 entrevistas, utilizando o formulário digital do Google Forms, tendo como público os professores dessas instituições de ensino, de maneira a analisar os conhecimentos prévios e posteriores à capacitação, bem como a experiência desse grupo profissional com a tal temática supracitada. Pôde-se constatar, a partir do recolhimento das respostas dos formulários, a importância dessa abordagem conjunta de anatomia e primeiros socorros na feira expositiva de Morfologia, bem como se pode perceber a falta de conhecimento desse conteúdo por parte dos profissionais que prestam serviços nessas escolas. Portanto, a LEME foi fundamental para difundir esses conhecimentos, que podem salvar vidas de estudantes e funcionários, nos municípios distantes da capital.