Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM MANAUS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100757
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8210
    "inscrito_id" => 22906
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM MANAUS"
    "resumo" => "O presente artigo: Uma experiência Transdisciplinar de Alfabetização e Letramento para o Ensino Fundamental em Manaus, ocorreu em uma escola pública, por meio do projeto Oficina de Formação em Serviço – OFS, que realizaram práticas de intervenção socioeducativa, capaz de contribuir com a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem das escolas do sistema, visando consolidar, na escola, propostas formativas que levaram em consideração suas realidades socioculturais, na busca de promover a aproximação entre a escola e a universidade por meio de projetos de formação continuada em serviço, contribuindo para ressignificação das práticas pedagógicas, suas epistemologias, metodologias recriando-as tanto no campo universitário quanto nas escolas. As bases teóricas estão relacionadas aos estudos da complexidade e transdisciplinaridade de Morin (2000). Os principais resultados alcançados é que após dois meses de aplicação do projeto de aprendizagem, os alunos se sentiram mais motivados a frequentarem a escola, melhorando significativamente a alfabetização e letramento, aumentando consideravelmente o interesse e autoestima pelas atividades escolares. Aumento dos índices de aprovação tanto nos anos iniciais como nos anos finais. Os alunos envolvidos nos projetos de aprendizagens tornaram-se protagonistas de seus aprendizados contribuindo para suas autonomias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22906_TB8210_20112023192153.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANETE RAMOS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANETE"
    "autor_email" => "anete.ramos13@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE CONSELHEIRO LAFAIETE (CESCL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100757
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8210
    "inscrito_id" => 22906
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM MANAUS"
    "resumo" => "O presente artigo: Uma experiência Transdisciplinar de Alfabetização e Letramento para o Ensino Fundamental em Manaus, ocorreu em uma escola pública, por meio do projeto Oficina de Formação em Serviço – OFS, que realizaram práticas de intervenção socioeducativa, capaz de contribuir com a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem das escolas do sistema, visando consolidar, na escola, propostas formativas que levaram em consideração suas realidades socioculturais, na busca de promover a aproximação entre a escola e a universidade por meio de projetos de formação continuada em serviço, contribuindo para ressignificação das práticas pedagógicas, suas epistemologias, metodologias recriando-as tanto no campo universitário quanto nas escolas. As bases teóricas estão relacionadas aos estudos da complexidade e transdisciplinaridade de Morin (2000). Os principais resultados alcançados é que após dois meses de aplicação do projeto de aprendizagem, os alunos se sentiram mais motivados a frequentarem a escola, melhorando significativamente a alfabetização e letramento, aumentando consideravelmente o interesse e autoestima pelas atividades escolares. Aumento dos índices de aprovação tanto nos anos iniciais como nos anos finais. Os alunos envolvidos nos projetos de aprendizagens tornaram-se protagonistas de seus aprendizados contribuindo para suas autonomias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID22906_TB8210_20112023192153.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANETE RAMOS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANETE"
    "autor_email" => "anete.ramos13@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE CONSELHEIRO LAFAIETE (CESCL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo: Uma experiência Transdisciplinar de Alfabetização e Letramento para o Ensino Fundamental em Manaus, ocorreu em uma escola pública, por meio do projeto Oficina de Formação em Serviço – OFS, que realizaram práticas de intervenção socioeducativa, capaz de contribuir com a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem das escolas do sistema, visando consolidar, na escola, propostas formativas que levaram em consideração suas realidades socioculturais, na busca de promover a aproximação entre a escola e a universidade por meio de projetos de formação continuada em serviço, contribuindo para ressignificação das práticas pedagógicas, suas epistemologias, metodologias recriando-as tanto no campo universitário quanto nas escolas. As bases teóricas estão relacionadas aos estudos da complexidade e transdisciplinaridade de Morin (2000). Os principais resultados alcançados é que após dois meses de aplicação do projeto de aprendizagem, os alunos se sentiram mais motivados a frequentarem a escola, melhorando significativamente a alfabetização e letramento, aumentando consideravelmente o interesse e autoestima pelas atividades escolares. Aumento dos índices de aprovação tanto nos anos iniciais como nos anos finais. Os alunos envolvidos nos projetos de aprendizagens tornaram-se protagonistas de seus aprendizados contribuindo para suas autonomias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.