O presente artigo: Uma experiência Transdisciplinar de Alfabetização e Letramento para o Ensino Fundamental em Manaus, ocorreu em uma escola pública, por meio do projeto Oficina de Formação em Serviço – OFS, que realizaram práticas de intervenção socioeducativa, capaz de contribuir com a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem das escolas do sistema, visando consolidar, na escola, propostas formativas que levaram em consideração suas realidades socioculturais, na busca de promover a aproximação entre a escola e a universidade por meio de projetos de formação continuada em serviço, contribuindo para ressignificação das práticas pedagógicas, suas epistemologias, metodologias recriando-as tanto no campo universitário quanto nas escolas. As bases teóricas estão relacionadas aos estudos da complexidade e transdisciplinaridade de Morin (2000). Os principais resultados alcançados é que após dois meses de aplicação do projeto de aprendizagem, os alunos se sentiram mais motivados a frequentarem a escola, melhorando significativamente a alfabetização e letramento, aumentando consideravelmente o interesse e autoestima pelas atividades escolares. Aumento dos índices de aprovação tanto nos anos iniciais como nos anos finais. Os alunos envolvidos nos projetos de aprendizagens tornaram-se protagonistas de seus aprendizados contribuindo para suas autonomias.