O processo de Alfabetização Científica no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável considera questões ambientais e de sustentabilidade, proporcionando um reconhecimento das fragilidades e necessidades de desenvolvimento de maior integração entre os que formam uma sociedade. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi discutir sobre as possibilidades de inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Agenda 2030, no contexto educacional de Centros Socioeducativos como forma de promoção da Alfabetização Científica do público em questão e divulgação da referida agenda. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação, interventiva e com abordagem qualitativa. Foram realizados dois encontros com cinco meninas em situação de privação de liberdade em um Centro Socioeducativo localizado na cidade de Manaus-AM. Os resultados apontam para o alcance dos indicadores de Alfabetização Científica: raciocínio lógico e explicação. Além disso, houve divulgação da Agenda 2030 para as adolescentes em situação de privação de liberdade, mais especificamente, no que diz respeito aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 6 (água potável e saneamento), 14 (vida terrestre) e 15 (vida na água). Assim, acredita-se que a realização de ações contextualizadas e interdisciplinares possam contribuir significativamente para a promoção da Alfabetização Científica de públicos diversos e para a divulgação de temas ambientais e urgentes para a sociedade, a exemplo da sustentabilidade e da Agenda 2030.