O trabalho aborda perspectivas que discutem culturas e modos de ser dos surdos quanto aos elementos linguísticos, baseando no campo dos estudos culturais. As problematizações levantadas neste escopo buscam tencionar as narrativas que produzem, na educação, a produção da identidade surda no contexto de aprendizagem. Levando em conta os elementos teórico-metodológico no campo dos Estudos Culturais, pautamo-nos a discorrer sobre identidade/diferença, narrativas de si, o campo da linguagem como construção dos modos de ser deste grupo social. A proposta também trata questões da abordagem bilíngue para a educação no âmbito das escolas regulares. Tais discussões apresentam-se de maneira conceitual e, ao mesmo tempo negociando com os discursos acadêmicos produzidos sobre Educação de Surdos e os mecanismos de produção de si, como elemento fluído, por isso os Estudos Culturais. A pesquisa qualitativa com procedimentos que se articulam a pesquisa bibliográfica serão elementos centrais para a discussão sobre o “entre-lugar” do sujeito surdo: suas identidades/diferenças, narrativas de si, modos de ser e, suturas que constituem o ser e estar sujeito da educação. Assim, o campo teórico permite a compreensão de que as pessoas surdas produzem suas identidades, cultura(s), modos de ser a partir das experiências de si. O processo de subversão das relações entre a diferença que constitui os modos de ser, também como mecanismos de produção de políticas públicas que inferem nas estratégias pedagógicas e políticas se articulam ao tensionamento da língua brasileira de sinais como fator/dispositivo que possibilita uma relação entre ouvinte e a comunidade surda. Os resultados demonstram que a percepção das relações entre estes sujeitos demanda aprofundamento de políticas públicas que construam práticas interculturais entre o ouvinte e a comunidade surda. Dessa forma, é fundamental que políticas públicas e as práticas educacionais problematizem discursos, narrativas e procedimentos de ensino que suturem diferença na produção de uma sociedade plural.