Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTANCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99531
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6417
    "inscrito_id" => 12609
    "titulo" => "A IMPORTANCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA"
    "resumo" => "A formação inicial de professores é objeto de inúmeras discussões e pesquisas acadêmicas. Esta etapa da preparação profissional visa oportunizar ao licenciando a vivência da práxis educacional, das várias situações que envolvem o ensino e a aprendizagem na escola, ainda durante o processo formativo. Dessa forma, com intenção de aprimorar a formação docente, o Ministério da Educação (MEC) juntamente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), implementou, no ano de 2018, o Programa de Residência Pedagógica (PRP), que tem como finalidade aperfeiçoar a prática docente dos alunos dos cursos de licenciatura, proporcionando aos estudantes uma experiência real de como será seu futuro campo de trabalho, e fazendo com que o residente conheça de perto a vivência profissional de um professor. O programa leva licenciando a atuar em escolas de nível básico, dessa maneira, ele pode colocar em prática a teoria que foi vista em seu curso, e promove uma aproximação e fortalecimento da relação entre as instituições de ensino superior e as escolas de educação básica. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo discutir acerca da importância do Programa de Residência Pedagógica na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Apodi. A coleta de dados foi realizada através de um formulário online disponibilizado aos residentes, e, a partir dos resultados obtidos, e, utilizando a literatura apropriada, realizou-se a contextualização e discussão das respostas fornecidas pelos alunos. De acordo com as respostas dos estudantes coletadas, pode-se inferir que o Programa de Residência Pedagógica foi de grande importância para a formação docente dos mesmos, oferecendo-lhes a oportunidade de vivenciar a prática docente, de forma mais profunda e intensiva, ainda durantes a graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12609_TB6417_04102023193022.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELEN VITORIA FERNANDES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Elen Vitoria"
    "autor_email" => "elen.fernandes@escolar.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99531
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6417
    "inscrito_id" => 12609
    "titulo" => "A IMPORTANCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA"
    "resumo" => "A formação inicial de professores é objeto de inúmeras discussões e pesquisas acadêmicas. Esta etapa da preparação profissional visa oportunizar ao licenciando a vivência da práxis educacional, das várias situações que envolvem o ensino e a aprendizagem na escola, ainda durante o processo formativo. Dessa forma, com intenção de aprimorar a formação docente, o Ministério da Educação (MEC) juntamente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), implementou, no ano de 2018, o Programa de Residência Pedagógica (PRP), que tem como finalidade aperfeiçoar a prática docente dos alunos dos cursos de licenciatura, proporcionando aos estudantes uma experiência real de como será seu futuro campo de trabalho, e fazendo com que o residente conheça de perto a vivência profissional de um professor. O programa leva licenciando a atuar em escolas de nível básico, dessa maneira, ele pode colocar em prática a teoria que foi vista em seu curso, e promove uma aproximação e fortalecimento da relação entre as instituições de ensino superior e as escolas de educação básica. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo discutir acerca da importância do Programa de Residência Pedagógica na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Apodi. A coleta de dados foi realizada através de um formulário online disponibilizado aos residentes, e, a partir dos resultados obtidos, e, utilizando a literatura apropriada, realizou-se a contextualização e discussão das respostas fornecidas pelos alunos. De acordo com as respostas dos estudantes coletadas, pode-se inferir que o Programa de Residência Pedagógica foi de grande importância para a formação docente dos mesmos, oferecendo-lhes a oportunidade de vivenciar a prática docente, de forma mais profunda e intensiva, ainda durantes a graduação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12609_TB6417_04102023193022.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELEN VITORIA FERNANDES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "Elen Vitoria"
    "autor_email" => "elen.fernandes@escolar.if"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação inicial de professores é objeto de inúmeras discussões e pesquisas acadêmicas. Esta etapa da preparação profissional visa oportunizar ao licenciando a vivência da práxis educacional, das várias situações que envolvem o ensino e a aprendizagem na escola, ainda durante o processo formativo. Dessa forma, com intenção de aprimorar a formação docente, o Ministério da Educação (MEC) juntamente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), implementou, no ano de 2018, o Programa de Residência Pedagógica (PRP), que tem como finalidade aperfeiçoar a prática docente dos alunos dos cursos de licenciatura, proporcionando aos estudantes uma experiência real de como será seu futuro campo de trabalho, e fazendo com que o residente conheça de perto a vivência profissional de um professor. O programa leva licenciando a atuar em escolas de nível básico, dessa maneira, ele pode colocar em prática a teoria que foi vista em seu curso, e promove uma aproximação e fortalecimento da relação entre as instituições de ensino superior e as escolas de educação básica. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo discutir acerca da importância do Programa de Residência Pedagógica na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Apodi. A coleta de dados foi realizada através de um formulário online disponibilizado aos residentes, e, a partir dos resultados obtidos, e, utilizando a literatura apropriada, realizou-se a contextualização e discussão das respostas fornecidas pelos alunos. De acordo com as respostas dos estudantes coletadas, pode-se inferir que o Programa de Residência Pedagógica foi de grande importância para a formação docente dos mesmos, oferecendo-lhes a oportunidade de vivenciar a prática docente, de forma mais profunda e intensiva, ainda durantes a graduação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.