A música e a literatura são linguagens que, em sala de aula de história, contribuem para discutir diferentes temáticas. Neste artigo, objetivamos articular música e literatura para discutir as diversas representações do Nordeste. Tomamos por evidências a música “O dia que sai de casa” dos cantores Zezé Di Camargo e Luciano em interface com a obra literária Torto Arado de Itamar Vieira Junior. Metodologicamente, buscamos através dos trechos da música, articular com partes do livro interligando a obra e a canção, para enfatizar as proximidades de diálogo presentes no contexto da música com cenas que Itamar Vieira Junior traz em seu romance. A temática apresenta um leque de possibilidades para abordagens em torno do tema sobre Nordeste na sala de aula, na discussão do êxodo rural presentes no texto literário e na linguagem musical. Propomos estabelecer interligações possíveis no material didático para o ensino do Nordeste nas escolas públicas/privadas, a partir da música e literatura, linguagens educativas que estão sempre presentes no cotidiano dos alunos. Os resultados nos apontaram que à vivência de cada aluno, principalmente, aqueles que residem em zonas rurais e que participam diariamente destas experiências podem ser compartilhadas com os colegas da sala viabilizadas por esta proposta educativa. Vale ressaltar, que tais resultados serão particulares e individuais, visto que, a questão pode ter diferentes perspectivas em diferentes escolas e realidades.